Porta do Bairro

Fotografia da fachada do edifício Porta do Bairro

PAICD.02 – Porta do Bairro

Operação executada

Esta operação integra o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas – PAICD

O “Porta do Bairro” é um projeto da responsabilidade do Município de Torres Vedras em parceria com o Centro Social e Paroquial de Torres Vedras que integra o PAICD (Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas) e o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), cuja área de intervenção corresponde à Área de Reabilitação Urbana da Encosta de São Vicente.

Esta iniciativa passou pela aquisição e a reabilitação de um conjunto edificado devoluto localizado junto ao antigo Matadouro Municipal, precisamente na Rua do Matadouro, visando a implementação de um projeto de cariz social.

O projeto “Porta do Bairro” assenta no conceito de Casa Comunitária. Trata-se de um espaço polivalente aberto à comunidade, com programação cultural e recreativa, ações de formação e serviços de apoio social, tendo como principal objetivo a inclusão social. Nesse sentido, o seu conteúdo programático inclui ações que promovem a partilha de experiências, as relações intergeracionais, a capacitação e a participação cívica da comunidade.

Assim, o “Porta do Bairro” consiste em três núcleos temáticos, cada um com respostas específicas, dependendo do âmbito de atuação.

Um deles é o Núcleo de Participação e Inovação Social, no âmbito do qual se prevê a implementação de atividades culturais e recreativas de cariz inovador e a promoção da participação cívica da comunidade num processo de regeneração física e social. Serão dinamizadas atividades de culinária e rentabilizados e expandidos, numa primeira fase, alguns projetos já desenvolvidos pelo Município, como as “Oficinas do Saber”, pretendendo-se ainda implementar neste local iniciativas de âmbito internacional, como o projeto “Little Dresses for Africa” e “Projeto Migos”.

Já o Núcleo de Intervenção Psicossocial tem como objetivo promover a melhoria das condições de vida da população em situação de vulnerabilidade, numa ótica de prevenção e redução dos fenómenos de pobreza e exclusão social. O âmbito de intervenção abrangerá todo o processo de atendimento e encaminhamento psicossocial de indivíduos ou famílias, assim como a avaliação da situação individual ou familiar ao nível social e a psicoterapia de apoio, entre outras ações.

A terceira resposta deste projeto é o Núcleo de Formação, criado com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais no contexto específico dos grupos em situação de vulnerabilidade. Receberá ações de Orientação e Vocação Profissional, podendo vir a acolher também estágios profissionais e académicos e uma área colaborativa na procura ativa de emprego.

Em termos construtivos, para a concretização deste projeto, procedeu-se à reabilitação do edificado com a uniformização da sua volumetria e à demolição de um anexo/garagem existente e de um anexo de dois pisos. O “Porta do Bairro” contempla espaços como uma sala polivalente, um gabinete de atendimento, um espaço de reuniões, uma bancada de trabalho, uma copa, arrumos e instalações sanitárias.

O “Porta do Bairro” pretende ser um projeto de inclusão social, dirigido à comunidade da Área de Regeneração Urbana da Encosta de São Vicente, que visa aumentar a empregabilidade, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, a participação cultural, o fortalecimento de redes de solidariedade e a consciência e participação cívica.

NÚMEROS

Área de intervenção: 244,45 m2

Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e Manuel Caldeira, Serviços de Engenharia, Lda

Data de aprovação da candidatura: 10-05-2018