Torres Vedras

Dimensões estratégicas

O Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras constrói-se a partir das dimensões temáticas propostas pela UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Cada núcleo temático é composto por um conjunto de indicadores mensuráveis tanto ao nível nacional, regional como local. Os indicadores considerados têm por objetivo medir e acompanhar os progressos da contribuição da Cultura para a implementação nacional e local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, avaliando-se tanto o papel da Cultura como setor de atividade, como a sua contribuição transversal para os diferentes ODS e respetivos domínios políticos. Podendo ser implementados numa base voluntária por países e cidades, assentam num quadro conceptual sólido que permite a análise aprofundada das múltiplas formas como a Cultura contribui para as dimensões económica, social e ambiental do Desenvolvimento, construindo a evidência do papel transformador da Cultura, tornando-a, assim, mais visível e tangível.

 

Dimensões estratégicas

  1. Ambiente e resiliência
  2. Prosperidade e estilos de vida
  3. Conhecimentos e competências
  4. Inclusão e participação

Dimensões Estratégicas

1. Ambiente e Resiliência

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o papel e a contribuição da Cultura para o conjunto do Desenvolvimento do território, enfatizando a dimensão do Património Cultural e Natural e do Ambiente Urbano tanto como alavanca para o Desenvolvimento Sustentável, como um fim em si mesmo. Os indicadores propostos pela UNESCO para 2030 avaliam o nível de empenhamento na salvaguarda do Património Cultural e Natural e fornecem provas de uma gestão sustentável do Património e da inclusão dos conhecimentos tradicionais num planeamento sensível do ponto de vista cultural. Esta dimensão também avalia os aspetos físicos/espaciais da qualidade do Ambiente Urbano, incluindo o espaço público e as infraestruturas culturais. Nesta dimensão iremos assim observar os seguintes itens:

  • a despesa em Património Natural e Cultural, tanto material como imaterial  (indicador parcialmente disponível);
  • os planos de Adaptação Climática e resiliência do Património Cultural e Natural, tangível e intangível;
  • a diversidade de rede de infraestruturas e equipamentos culturais no território;
  • o espaço público ao nível urbano, incluindo o tamanho, o número, de distribuição espacial e uso (indicador não disponível).

2. Prosperidade e Qualidade de Vida

Esta dimensão temática proporciona um quadro para avaliar o contributo da Cultura para promoção e viabilização de economias mais inclusivas e sustentáveis, através da geração de rendimentos e emprego, bem como estimulando as receitas através de bens culturais, serviços e empresas. Está igualmente incluído nesta dimensão um indicador sobre a Governança da Cultura. Este indicador fornece provas das estruturas de governação existentes para apoiar um papel próspero da Cultura no Desenvolvimento Económico local e nacional e na criação de meios de subsistência.

Nesta dimensão observaremos para efeito de diagnóstico:

  • a contribuição do setor cultural e criativo (SCC) para o crescimento económico, incluindo ao nível da produção, das taxas de empregabilidade e tendências no emprego cultural (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as micro e pequenas empresas do SCC, identificando tendências e clusters (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as despesas em Cultura dos agregados domésticos para aferir a dimensão do mercado local de atividades culturais, bens e serviços e contribuir para o desenvolvimento de políticas culturais geradoras de inclusão social através das atividades culturais;
  • o comércio internacional de bens culturais e serviços para esclarecer o contexto legal e medidas que podem ser desenhadas para aumentar essas exportações;
  • estruturar um modelo de Governança que permita a construção de indicadores relevantes para o desenvolvimento de políticas alicerçadas em evidências.

3. Conhecimento e competências

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da Cultura para a construção de conhecimentos e competências, incluindo os conhecimentos locais e a Diversidade Cultural. Centra-se especificamente no contributo da Cultura para a transmissão de valores culturais, conhecimentos e competências locais e na promoção do empoderamento através da formação educacional, de processos, políticas e materiais. Sublinha o papel da Diversidade Cultural no ensino primário, secundário e superior, bem como na formação profissional, e centra-se no desenvolvimento aprofundado dos currículos para integrar os conhecimentos culturais. Os indicadores propostos avaliarão o nível de empenhamento das autoridades e instituições públicas na integração e aproveitamento dos conhecimentos culturais para promover o respeito e a valorização da Diversidade Cultural, a compreensão do Desenvolvimento Sustentável e a transmissão de valores culturais, bem como na atribuição de prioridade à formação cultural (incluindo a formação avançada em matéria de conservação do património) e na promoção de aptidões e competências nos domínios criativos.

Assim, serão observados para efeitos de diagnóstico:

  • os programas de formação e educação para o Desenvolvimento Sustentável avaliando em que medida incluem a Diversidade Cultural, o Património e os valores culturais tanto ao nível da educação formal, como informal;
  • avaliar a educação artística e cultural nos sistemas formais e informais.

4. Inclusão e Participação

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da Cultura na construção da Coesão Social, bem como na promoção da Inclusão e da Participação. Centra-se na capacidade de acesso das pessoas à Cultura, no direito de todas as pessoas a participarem na vida cultural e na sua liberdade de expressão cultural, incluindo a Liberdade Artística e Criativa. Este programa explora igualmente as formas como as práticas culturais, os sítios, os elementos e as expressões culturais transmitem valores e competências conducentes à Inclusão Social. Nesta dimensão avalia-se, assim, a capacidade da Cultura para estimular o envolvimento efetivo das comunidades locais na vida pública. Para tal serão observadas as seguintes ações:

  • identificar, avaliar e monitorizar o acesso e a capacidade de participação cultural de todo o tecido social tanto ao nível dos equipamentos culturais, como às práticas da produção, criação, distribuição e disseminação de conhecimentos, bens e serviços culturais;
  • monitorizar a participação e o acesso cultural;
  • identificar e avaliar as oportunidades para os cidadãos e profissionais do SCC participarem nos processos de decisão relacionados com o desenvolvimento de políticas, medidas e programas que lhe dizem respeito, tanto a nível nacional, como local;
  • processos participativos;

Embora alguns dos indicadores recomendados pela UNESCO ainda não estejam construídos considera-se muito pertinente aplicar esta metodologia no diagnóstico conducente ao desenvolvimento do plano estratégico, lançando já as bases para a construção de um modelo de Governança em linha com a Agenda2030 para o Desenvolvimento Sustentável, seguindo assim as suas recomendações principais.


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia  Aniversário do CAC celebrado com périplo por espaços culturais da Encosta de São Vicente
Imagem da Notícia Exposição “Dias de Abril” recorda o processo revolucionário português

Exposição “Dias de Abril” recorda o processo revolucionário português

30.04.2025

A exposição Dias de Abril foi inaugurada no dia 24 de abril, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. Com curadoria de Álvaro Costa de Matos, esta exposição pretende evocar o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974, quando a ditadura do Estado Novo (...)

Imagem da Notícia Novo volume da coleção

Novo volume da coleção "Turres Veteras" apresentado ao público

14.04.2025

Realizou-se, no passado dia 12 de abril, no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, o lançamento do livro de atas do XXVI Turres Veteras, subordinado na sua edição de 2024, ano em que se celebraram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, ao tema "Democracia e Cidadania". (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras participou no intercâmbio de Rotas Culturais no Panamá

Torres Vedras participou no intercâmbio de Rotas Culturais no Panamá

14.04.2025

Torres Vedras participou no fórum “Rotas Culturais nas Américas: a experiência panamenha”, que decorreu de 1 a 3 de abril, na Cidade do Panamá, no Panáma, no âmbito do projeto “Rotas Culturais, Itinerários Naturais”, desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Panamá. (...)

Imagem da Notícia Ciclo de Órgão de Torres Vedras prestou homenagem social em mais uma edição de sucesso
Imagem da Notícia Livros e leitura foram de novo celebrados por meio de concurso municipal

Livros e leitura foram de novo celebrados por meio de concurso municipal

01.04.2025

O evento da fase municipal da edição do Concurso Municipal de Leitura relativa ao corrente ano letivo realizou-se no passado dia 27 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, com a participação de 42 alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. (...)

Agenda / Cultura

Música

Luísa Sobral

Teatro-Cine de Torres Vedras

2 de maio de 2025 | sexta

Depois de quase 15 anos de carreira, o concerto intimista Coisas Pequeninas de Luísa Sobral leva-nos numa viagem pelos 7 álbuns lançados em nome próprio, pelas músicas que escreveu para outros e por algumas que tanto a marcaram, por histórias vividas, pela poesia que a traçou e pelas (...)

Música

UXU Kalhus [CANCELADO]

Outro

Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, Expotorres [NOVO LOCAL]

2 de maio de 2025 | sexta

Os UXU Kalhus são uma banda com 25 anos dedicados à reinvenção da música tradicional portuguesa. Conhecidos pela capacidade de fundir a tradição com o contemporâneo, UXU Kalhus têm desafiado fronteiras musicais, trazendo novas cores e sonoridades à nossa música de tradição.  Ao longo (...)

Música

Coro Música Sem Idade e Esperteza Saloia [CANCELADO]

Outro

Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, Expotorres

2 de maio de 2025 | sexta

Um momento de união entre a Música Sem Idade e a banda ES Coletivo da Associação Esperteza Saloia.   A música tradicional do Oeste e de várias regiões do país vão ganhar novas sonoridades, num momento único que se vai tornar memorável. Com um repertório que atravessa gerações, este (...)

Música

Sara Correia [CANCELADO]

Outro

Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, Expotorres

3 de maio de 2025 | sábado

Sara Correia abraça esta nova digressão com o justo estatuto de fenómeno: cruzou o mundo sempre sob aplausos, lançou dois álbuns aclamados pelo público, elogiados pela crítica e premiados pela indústria, foi nomeada para um Grammy Latino, reuniu à sua volta alguns dos melhores letristas e (...)

Evento

Bairros

Outro

Centro de Artes e Criatividade e Encosta de S. Vicente

Até 3 de maio

O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras celebra quatro anos de existência.Para marcar esta data, realiza pelo segundo ano consecutivo, em cooperação com as organizações culturais da ENCOSTA, o "Bairros – Festival de Artes Cooperativas", de 25 de abril a 3 de maio.Durante uma (...)

Visita

“A Imagem Morre no Coração”

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

3 de maio de 2025 | sábado

Apresentação de catálogo da exposição A Imagem Morre no Coração, acompanhada de visita guiada pela curadora Ana Anacleto e pelo artista Fredrik Robens, que irá falar sobre o seu trabalho e experiência na Rama - Residências Artísticas. (...)

voltar ao topo ↑