Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Torres Vedras: segurança e inovação

01.08.2024

O Município de Torres Vedras desenvolve projetos variados em todas as suas áreas de intervenção, muitos dos quais há mais de uma década, como o Desporto Sénior e o Clube Sénior, que comemoraram recentemente 18 anos de existência. A Biblioteca de Praia celebra este ano 20 anos e o Orçamento Participativo vai na sua 8ª edição.

Os anos vão também passando pelas iniciativas da Câmara Municipal de Torres Vedras, amadurecendo a sua concretização. O facto de continuarem a existir não faz destes projetos obsoletos, antes pelo contrário. A sua continuidade, e constantes atualizações, são testemunho do seu sucesso. Basta lembrarmo-nos de que existe hoje a modalidade “Ideia Jovem” do Orçamento Participativo, que desafia os jovens a intervir ativamente na vida pública, e que o Desporto Sénior existe em 81 núcleos por todo o Concelho, que servem hoje cerca de 2.000 munícipes. O "Tempo de Férias", a pensar nas famílias e na pausa letiva dos mais novos, estendeu a sua oferta pelos meses de julho, agosto e setembro.

Orgulha-nos que, ao longo da sua história, Torres Vedras tenha seguido uma trajetória pensada, um plano que se executa e que se vai desenvolvendo, melhorando com os contributos e alertas dos cidadãos, com a certeza de que há sempre novas necessidades às quais é necessário dar resposta. Esse é o sinal do progresso.

A segurança que advém do trabalho assíduo e constante dá frutos porque, lado a lado com os projetos que continuam, nascem novas ambições que se tornam realidade.

Em março vimos o Geoparque Oeste ser reconhecido como Geoparque Mundial da Unesco. Inaugurámos recentemente a requalificação da Praça Machado Santos e as sedes das Juntas de Freguesia da Ponte do Rol e do Turcifal. Celebrámos no “Bairros – 1º Festival de Artes Cooperativas”.

No início de julho assinámos o contrato para a execução do projeto de arquitetura do Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, que vai nascer no antigo Hospital do Barro, dias depois de termos apresentado o Programa ARENES - Regeneração Urbana Integrada, que vai requalificar e revitalizar esta antiga área industrial da cidade. É aí que vai nascer também a Escola Superior de Saúde, cujo projeto de execução foi aprovado em maio. São projetos que nascem a pensar no futuro, a preparar-nos para a chegada de novos profissionais e mesmo de novas profissões.

Estamos no verão e este ano o Concelho conta com 11 praias Bandeira Azul e 9 praias acessíveis. Com o Plano Integrado de Assistência a Banhistas, segurança e sustentabilidade dão o mote a mais uma época balnear em Torres Vedras, que conta com 12 praias distinguidas novamente com o Galardão “Qualidade de Ouro” pela QUERCUS. Este galardão comprova a qualidade da água, através dos resultados obtidos no ano anterior, porque os resultados de hoje não se podem desassociar do passado.

Tal como todos nós, que vamos crescendo com novas ambições a partir do que somos, e do que fomos, Torres Vedras constrói-se. Com segurança e inovação.

voltar ao topo ↑