Torres Vedras

Descrição estatística: o setor cultural e criativo em Torres Vedras

Sumário da análise estatística do território

  • O concelho de Torres Vedras está em profunda transformação demográfica e social. O território é hoje mais denso (nas áreas urbanas e periurbanas litorais), mais jovem (a estrutura demográfica alterou-se significativamente em 4quatro anos) e mais diverso (o número de população residente estrangeira tem vindo a aumentar);
  • A Região Oeste, onde se integra, é hoje responsável por cerca de 18% das empresas de serviços intensivos em conhecimento e alta tecnologia da Região Centro, destacando-se de outras unidades territoriais próximas como a Região de Leiria (12%) e o Médio Tejo (7%);
  • O Concelho apresenta hoje indicadores sólidos e consistentes de crescimento e qualificação do setor cultural e criativo, estando em segundo lugar no ranking das exportações em objetos de arte, de coleção e antiguidades e sendo o concelho que mais cresce tanto em número de visitantes, de empresas e de média do poder de compra;
  • O potencial criativo do Município e do Concelho em termos de talento, tecnologia e tolerância (Florida, 2002) destaca-se de outros concelhos que lhe são próximos, como Alcobaça, Alenquer e Caldas da Rainha.

O desafio a que se tenta responder neste plano estratégico é assim exigente. Como desenvolver políticas culturais que respondam assertivamente aos cidadãos e aos agentes do setor cultural e criativo? Como desenvolver políticas culturais que potenciem as dinâmicas observadas em diversos indicadores da Demografia, à Economia, à Cultura e que, simultaneamente, possam responder aos desafios contemporâneos de um novo regime climático (Latour, 2017) e das sociedades, ou cidades, da solidão (Gluksmann, 2018)?

O contexto do cenário pandémico dificulta o próprio exercício da projeção estratégica pela incerteza acrescida na avaliação do comportamento de um número significativo de variáveis de extrema relevância para qualquer plano estratégico.


O retrato estatístico desenvolve-se nas seguintes dimensões:


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Festival “Bairros” assinalou o terceiro aniversário do Centro de Artes e Criatividade
Imagem da Notícia 26ª edição do Turres Veteras fez refletir sobre Democracia e Cidadania

26ª edição do Turres Veteras fez refletir sobre Democracia e Cidadania

14.05.2024

De dia 9 a 11 de maio decorreu em Torres Vedras o 26º encontro Turres Veteras com o tema “Democracia e Cidadania”. À semelhança das edições anteriores, os investigadores convidados apresentaram comunicações, fruto do seu trabalho de investigação, subjacentes ao tema proposto, e que serão publicadas (...)

Imagem da Notícia VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras decorre nos meses de maio e junho
Imagem da Notícia Torres Vedras recebe gravações de série televisiva “Finisterra”
Imagem da Notícia 6.ª edição de “Torres Vedras – Cidade dos Livros” falou de Resistência
Imagem da Notícia Anúncio dos projetos vencedores do

Anúncio dos projetos vencedores do "Matriz - Bolsa de Criação"

24.04.2024

O Município de Torres Vedras, através do Teatro-Cine de Torres Vedras, promoveu a abertura de duas bolsas de criação no valor de oito mil euros destinadas a projetos nas áreas da Dança, Cruzamentos disciplinares em artes performativas e Teatro. (...)

Agenda / Cultura

Debate/Seminário

Cultivar o Jardim - que coisa são as nuvens?

Teatro-Cine de Torres Vedras

22 de maio de 2024 | quarta

As quartas são dias de pensamento no Teatro-Cine e "Cultivar o Jardim" é um espaço de encontro para pensar a cidade, as relações que nela se desenvolvem, as suas inquietações e ambições. Acontecem num espaço que o Teatro-Cine quer reinventar: o Enoteatro. Ao longo da primeira metade de (...)

Leitura

Tricô(n)tando

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

22 de maio de 2024 | quarta

Nestes encontros junta-se a arte de tecer as palavras à arte de tecer os fios, e quem sabe ensina quem não sabe. Tricotando e contando, contando e tricotando faz-se crescer o Tricô(n)tando. Volvidos dez anos de partilha de saberes estamos certos que as histórias, tal como a amizade e o (...)

Visita
Música

Prémio Internacional de Composição Darcos (2ª edição)

Outro

Átrio da Câmara Municipal de Torres Vedras

24 de maio de 2024 | sexta

O concerto da 2ª edição do Prémio Internacional de Composição Darcos convoca dois compositores díspares na forma e conteúdo, mas em que a erudição, a Fé, e o panejamento onírico são pilares da sua discursividade musical. Considerado um dos compositores mais fascinantes do século XX, (...)

Leitura

Clube dos Poetas Vivos

Teatro-Cine de Torres Vedras

24 de maio de 2024 | sexta

Uma vez por mês, o Clube dos Poetas Vivos reúne-se para conversar e ouvir poesia. Ao longo dos anos, estes encontros, com coordenação de Teresa Coutinho, têm acontecido alternadamente entre o D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa. Em 2024, as sessões na Casa Fernando Pessoa mantêm-se, mas a (...)

Música

Sons de Portugal

Outro

Casa do Povo da Freiria

24 de maio de 2024 | sexta

Explore a Alma Portuguesa com "Sons de Portugal" do Grupo Formas de Fado! Prepare-se para uma jornada emocionante através das raízes da cultura portuguesa com o mais recente espetáculo do Grupo Formas de Fado. "Sons de Portugal" é uma celebração vibrante das ricas tradições musicais do (...)

voltar ao topo ↑