Torres Vedras

Participação

Conteúdos desta página

1. Emissões online
2. Participação pública
3. Orçamento Participativo de Torres Vedras
4. Alerta TVedras


O Município de Torres Vedras pauta-se por um modelo de governança que assenta na participação dos cidadãos.

Para cumprir esse desígnio, foram desenvolvidos mecanismos que fomentam a participação e a cidadania ativa, como o projeto "Fora da Caixa" e o Grupo Ativo Comunitário (distinguidos na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas), mas também iniciativas como o Orçamento Participativo de Torres Vedras, o Jogo do Município e a aplicação AlertaTVedras.

Nesta página, fique a saber de que forma pode participar na vida do Município de Torres Vedras.


Emissões online

As reuniões públicas de Câmara e as sessões da Assembleia Municipal de Torres Vedras são transmitidas online

Poderá assistir às reuniões públicas de Câmara através do site da Câmara Municipal, da página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras. 

As sessões da Assembleia Municipal de Torres Vedras são emitidas online através do site da Assembleia Municipal e da página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal. 


Participação pública

Em Torres Vedras, os processos de elaboração de regulamentos, instrumentos de planeamento territorial ou outro tipo de documentos estratégicos contemplam uma fase de participação pública.

O objetivo passa por garantir que os munícipes contribuem com as suas ideias, dúvidas e críticas, participando ativamente nos processos de discussão e definição de políticas públicas.


Orçamento Participativo de Torres Vedras

Em linha com o trabalho de envolvimento das comunidades na melhoria da sua qualidade de vida, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende continuar a reforçar a participação da população, fomentando uma sociedade civil forte e ativa na senda de um contínuo desenvolvimento e bem-estar sustentável no Concelho.

Foi com esse objetivo que em 2015 foi criado o Orçamento Participativo, iniciativa na qual os munícipes de Torres Vedras podem propor, discutir e eleger projetos que a autarquia concretizará em forte relação com as comunidades locais.

Assim, o Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa e de proximidade com a população, que permite aos cidadãos e cidadãs identificarem e estabelecerem prioridades para os projetos para o seu Concelho e decidirem sobre uma parte do orçamento municipal a atribuir a esses projetos.

A aprendizagem conjunta que o Orçamento Participativo proporciona levar-nos-á a construir uma autarquia ainda mais próxima das pessoas, conhecedora dos seus desejos e preocupações, mas também uma comunidade mais informada e conhecedora dos processos de decisão. Deste modo estaremos mais preparados para enfrentar os desafios e gerar mais qualidade de vida no concelho de Torres Vedras.


Alerta TVedras

Esta aplicação permite ao cidadão reportar de forma fácil no dia a dia pequenos problemas, na rede viária, nos jardins, na iluminação pública, na recolha de resíduos, na limpeza urbana ou avarias em equipamentos públicos. O problema é enviado de imediato ao serviço responsável.

Ao comunicar uma ocorrência pode escolher se deseja receber uma confirmação de que a ocorrência foi lida e resolvida.

Faça parte da solução, ajude a identificar os problemas, seja um cidadão ativo participando na melhoria dos espaços públicos!

Poderá aceder a esta aplicação através deste link ou descarregar a aplicação para o seu telemóvel através da Google Play ou App Store.


Publicado: 27.08.2021 - 19:00 horas
voltar ao topo ↑