Programa Municipal de Habitação Social - Fase 2

Imagem de habitação reabilitada na Travessa António Verino

PAICD.04 – Programa Municipal de Habitação Social, Fase 2

Operação executada

Esta operação integra o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas – PAICD.

A 2.ª fase do Programa Municipal de Habitação Social abrange quatro núcleos.

O núcleo C, situado na Travessa António dos Santos Verino, contou com a transformação do espaço onde existia uma moradia de tipologia T1, de um edifício anexo que configurava um apoio à habitação (com dois quartos e cozinha) e de uma garagem com uma cave para arrumos, que apresentavam de forma geral um mau estado de conservação. Este conjunto foi alvo de uma intervenção de fundo, capaz de o reabilitar e dotar de características construtivas e funcionais adequadas à função "habitar". Assim, procedeu-se à ampliação do conjunto de modo a que nele se desenvolvam duas unidades de habitação que correspondam a uma tipologia T2 e T3, tendo sido, ainda, arranjado o espaço exterior.

Já o núcleo D, localizado na Rua António da Silva Hugo, consistia numa moradia de tipologia T2, que foi alvo de uma intervenção de reabilitação. Essa intervenção consistiu no aumento do espaço da sala pela ocupação do espaço de arrumos existente, a criação de novas instalações sanitárias com as condições de salubridade necessárias e a requalificação geral da construção. Foram, ainda, efetuados arranjos exteriores e aplicadas soluções de eficiência energética.

O núcleo E, situado no Beco Júlio Santos, consistia em duas moradias geminadas, constituídas por um hall de entrada, dois quartos e uma cozinha, que foram intervencionadas de forma a constituir uma única moradia de tipologia T4. No âmbito desta obra foram demolidos os anexos exteriores, bem como as escadas existentes, criando-se um novo acesso, para além da parede central, de modo a criar uma sala de estar, uma zona de receção e uma zona de refeições. É a partir destes espaços que se organiza toda a moradia. Também a cozinha foi ampliada. Para além da reabilitação do edificado, foram realizados arranjos exteriores e aplicadas soluções de eficiência energética.

Por fim, o núcleo F, localizado entre a Rua António Silva Hugo e o Beco Júlio Santos, era constituído por um prédio e uma moradia que se apresentavam degradados. O prédio, edifício A, foi intervencionado de forma a ser composto por quatro frações (três de tipologia T2 e uma de tipologia T3), com a sua reabilitação a manter as suas características principais, sendo que a fração T3 resulta da união de duas frações e inclui a utilização da cave para arrumos. Já o edifício B era composto por uma fração de tipologia T3, que também foi reabilitada tendo em conta o seu avançado estado de degradação, seguindo a linguagem arquitetónica do conjunto. Em ambos os edifícios foram, também, aplicadas medidas de eficiência energética. Os dois muros de suporte foram reconstruídos. Foi, ainda, criada uma horta comum.

De referir que este projeto integra o PAICD (Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas) e decorreu, igualmente, no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

NÚMEROS

Área de intervenção: 580 m2

Projeto: Nuno Valentim (núcleo C), Jorge Bonifácio (núcleos D e E) e Ana Claudia Vale Paulos e Desenhoeste – Gabinete de apoio à Arquitetura e Engenharia, Lda (núcleo F)

Data de aprovação da candidatura: 29-05-2018