Torres Vedras

Atitude Positiva

O projeto "Atitude Positiva", promovido em parceria com o Académico de Torres Vedras, foca-se na promoção de estilos de vida saudáveis e na redução de comportamentos de risco, através do desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens e da promoção do ajustamento escolar.

Implementado pela primeira vez no ano letivo de 2004/2005, em três escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos do concelho de Torres Vedras (EB 2/3 Gaspar Campelo, EB 2/3 do Maxial e EB 2/3 de S. Gonçalo), tendo abrangido nesse ano 712 alunos, viu a sua ação ser prolongada, no ano letivo seguinte, aos agrupamentos da Freiria, Padre Francisco Soares e Padre Vítor Melícias. Atualmente atua ao nível do 1.º, 2.º e 3.º ciclos em todos os agrupamentos de escolas do território do Concelho.

Eixos de intervenção

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais;
  • Promoção do sucesso escolar, através de programas de ajustamento escolar (Programa Transição Positiva para o 1.º e 2.º ciclos);
  • Formação de pais, assistentes operacionais e professores, fomentando a possibilidade de serem agentes de promoção de competências;
  • Avaliação de fatores de risco e de equilíbrio;
  • Acompanhamento psicológico e tutoria psicopedagógica.

 

Face ao âmbito da sua atuação e numa lógica de responsabilização social, o "Atitude Positiva" tem apostado na divulgação dos seus resultados através da realização de ações de informação e sensibilização, dirigidas a vários públicos-alvo, nomeadamente no início de cada ano letivo, informando e envolvendo, também, a comunidade educativa.

O projeto participou em alguns estudos no decorrer dos anos letivos, com a publicação de cinco artigos, dois dos quais numa revista top 10 da área, o Journal of Youth and Adolescence:

 

  • Promoting a Positive Middle School Transition: A Randomized-Controlled Treatment Study Examining Self-Concept and Self-Esteem [Coelho, V., Marchante, M., & Jimerson, S. (2016)];
  • Comparing Two Low Middle School Social and Emotional Learning Program Formats: A Multilevel Effectiveness Study [Coelho, V., & Sousa, V. (2016)].

 

Acresce a elaboração de artigos sobre o projeto em revistas científicas internacionais (como foi o caso de uma publicação na revista internacional Blue DOT, em 2022), assim como a presença em congressos nacionais (III Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em 2016) e internacionais (38.ª Conferência da International School Psychology Association, em 2016, Amesterdão, e 39.ª Conferência da ISPA, em 2017, Manchester), com a apresentação de comunicações sobre o "Atitude Positiva", possibilitando a troca de experiências entre profissionais da área, a criação de condições para o estabelecimento de parcerias, a redução de custos com provas psicométricas adquiridas e o cumprimento de parâmetros internacionais de comprovação de resultados, que permitam consolidar a confiança nos resultados apresentados pelo projeto.


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