Plano Municipal da Juventude de Torres Vedras

Os jovens não são apenas o futuro, são o presente! A sua voz deve ser ouvida e a potência do seu olhar valorizada.

Reconhecendo o impacto que os jovens têm na comunidade e nos processos de transformação social, assim como os constantes desafios que enfrentam, pretende-se construir políticas municipais de juventude que vão ao encontro das suas necessidades, anseios e aspirações.

Com esse desiderato, encontra-se em fase de elaboração, o Plano Municipal de Juventude de Torres Vedras. Os municípios constituem o nível de governança mais próximo dos cidadãos e cidadãs. A proximidade dos municípios aos jovens e às suas realidades torna a esfera local um espaço privilegiado para o desenvolvimento de politicas de juventude. Pretende-se, assim, partir dessa relação de proximidade, aprofundando o conhecimento acerca dos perfis, contextos, características sociodemográficas, necessidades e desejos dos jovens, na sua irredutível pluralidade.

Desta forma, o primeiro passo para a construção do Plano Municipal de Juventude, é a realização de um Diagnóstico da Juventude, que sistematizará as prioridades de intervenção no trabalho com os jovens. Constituído por duas fases, o diagnóstico partirá de um inquérito à população jovem, seguido de grupos de discussão temáticos.

Ancorado na informação obtida através do diagnóstico, o Plano Municipal da Juventude será elaborado com o objetivo de delinear as prioridades, objetivos e metas do município em relação aos jovens, assumindo-se como uma ferramenta de planeamento estratégico dinâmica e em constante atualização.

Como participar?

Todos os jovens residentes em Torres Vedras, com idades entre os 15 e os 30 anos de idade podem participar no processo.

Questionário

Grupos de discussão temáticos

Os grupos de discussão temáticos iniciarão após a recolha e análise preliminar dos dados obtidos através dos questionários. As temáticas e datas serão anunciadas previamente.

Diagnósticos anteriores

Estudo de Caracterização da Juventude do Concelho de Torres Vedras (2011)

Informações e esclarecimentos

E-mail: juventude@cm-tvedras.pt