Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues
Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
Compromisso com o Futuro: Medidas estruturantes para a Habitação e a Sustentabilidade
01.04.2025
Governar é mais do que apenas ouvir. É saber escutar com atenção, compreender profundamente e tomar decisões estruturadas e responsáveis, que moldem o futuro com clareza e visão. Com este princípio, a Câmara Municipal apresentou duas medidas essenciais para o futuro de Torres Vedras: a Carta Municipal de Habitação e o Programa de Ação para Combate ao Abandono de Resíduos e Gestão de Resíduos Volumosos.
A habitação vai além de um simples direito, é a fundação sobre a qual se constrói a dignidade de cada pessoa, o conforto familiar e a identidade de uma comunidade. Em Torres Vedras, reconhecemos que o acesso a uma habitação continua a ser um desafio para muitas famílias. Por isso, estamos a reforçar a nossa política habitacional com a oferta pública de habitações municipais em regime de arrendamento apoiado, apoio ao arrendamento privado, apoio à realização de obras nas habitações e a melhoria das condições de habitabilidade dos fogos, através da atribuição de incentivos e benefícios fiscais nas Áreas de Reabilitação Urbana. A Carta Municipal de Habitação não é apenas um instrumento administrativo, mas um compromisso concreto com um futuro mais justo, onde a qualidade de vida e a inclusão caminham lado a lado.
No entanto, um território verdadeiramente habitável não se limita apenas à construção de casas. É também um espaço limpo, sustentável e harmonioso. O abandono de resíduos volumosos prejudica o ambiente, degrada as paisagens e afeta o bem-estar coletivo. Sabemos que este é um problema real e, por isso, lançámos um programa que não só visa melhorar a gestão destes resíduos, mas também promover uma mudança de comportamento. Queremos uma comunidade mais consciente, envolvida e ativa na preservação do nosso património natural, garantindo, simultaneamente, o adequado exercício das funções das entidades competentes na gestão de todos os resíduos.
Torres Vedras tem sido, ao longo da sua história, um território de transformação e resiliência. As mudanças, nem sempre rápidas ou imediatas, foram sempre cuidadas e sustentadas. Não as quereríamos de outro modo. Hoje, cabe-nos continuar a apresentar soluções, enfrentando os desafios atuais com responsabilidade e determinação.
Escutamos, refletimos e agimos, porque queremos que as nossas respostas sejam eficazes e verdadeiramente impactantes.
Laura Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras