Requalificação do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal

Fotografia da Requalificação do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal

• Designação da operação: Requalificação urbana e paisagística do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal
  • Código da operação: CENTRO-09-2316-FEDER-000040
  • Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
  • Região de Intervenção: Centro
  • Entidade beneficiária: Municipio de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 07-03-2017
  • Data de início: 01-02-2017
  • Data de conclusão: 31-12-2020
  • Investimento total: 1.455.321,92 € (inclui as componentes de estudos, pareceres, projetos e consultoria e construções diversas)
  • Investimento total elegível: 1.417.203,79 €
  • Apoio financeiro da União Europeia: 1.204.623,22 € | Fundo: FEDER
  • Apoio financeiro público nacional: 212.580,57 €

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU

O espaço envolvente ao Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras foi alvo de uma intervenção de requalificação.

Esta intervenção enquadra-se numa operação alargada de regeneração urbana, o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), que, por sua vez, se insere num plano estratégico multifacetado de revitalização designado por Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

O projeto de “Requalificação Urbana e Paisagística do Espaço Público Envolvente ao Antigo Matadouro Municipal” encontra-se ainda enquadrado pelo Plano de Pormenor do Choupal e Áreas Envolventes (PPCAE), dando resposta ao seu desígnio estratégico fundamental para esta zona – transformar uma estrada nacional numa rua urbana, integrando-a desse modo na estrutura urbana nuclear da Cidade e anulando a condição periférica que atualmente a caracteriza.

A intervenção incluíu, assim, o reperfilamento do eixo viário existente adotando as opções propostas no PPCAE – afastando a via do Centro de Artes e Criatividade e alargando espaços para a criação de zonas de estadia.

Em paralelo com o afastamento da antiga estrada nacional do edifício do Centro, a acessibilidade ao mesmo é efetuada através de uma plataforma sobrelevada e de uma rampa acessível que integra a escadaria de acesso à plataforma.

Do centro da Cidade, passando pelo Choupal até à zona do edifício do CAC, estende-se uma ciclovia que serpenteia por uma faixa verde arborizada que a protege da via, situada junto à Vala dos Amiais. Na mesma zona existe um espaço de circulação pedonal que faz, igualmente, a ligação da zona do CAC com o Parque do Choupal. As passadeiras foram niveladas com o passeio e dispoem de sinalética de pavimento destinada a cegos e amblíopes. Foram criadas bolsas de estacionamento e plataformas para transportes coletivos.

A nascente e poente do CAC foram criados espaços de estadia com arvoredo, que promovem o enquadramento do mesmo com a envolvente.

A uma cota mais alta foi criado um espaço ajardinado para a realização de atividades ao ar livre, com mesas e cadeiras fixas, árvores de folha caduca e um banco com vista sobre a paisagem.

Foram, ainda, implantadas novas escadas que permitem um melhor acesso ao Bairro Reis, que foram construídas de acordo com as normas legais mais recentes. Essas escadas desembocam no largo central do Bairro Reis, que também foi intervencionado, com a alteração de estacionamento, embora mantendo o mesmo número de lugares, e a instalação de calçada de vidraço.

A escarpa existente foi estabilizada, mediante a regularização do muro situado no arranque das escadas e a aplicação de redes com sistema de fixação de finos nas zonas sedimentares.

Outros projetos financiados por CENTRO 2020:

Última atualização: 17.08.2023 - 12:29 horas