Torres Vedras

Plataforma de Ação Climática

Criada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Plataforma de Ação Climática apoia projetos locais de combate e/ou adaptação às alterações climáticas. Enquadrado no Plano Municipal de Ação Climática de Torres Vedras (PMAC), o objetivo desta iniciativa passa por transformar ideias em ações que contribuam para o combate e adaptação às alterações climáticas.

Assim, a Plataforma de Ação Climática tem por finalidade mobilizar a sociedade civil e valorizar a sua participação na ação climática, propondo uma efetiva promoção do combate e adaptação às alterações climáticas, com a capacitação de entidades sediadas no concelho de Torres Vedras. Através do financiamento dos projetos, os beneficiários obtêm as condições para implementar as medidas de combate e/ou adaptação, representando um benefício para o município na preparação para as consequências das alterações climáticas, que em muito contribuirá para a prevenção da ocorrência de situações ambientais adversas delas decorrentes.  

Dotação financeira total: 30.000€
Dotação financeira máxima por projeto: 6.000€

Como participar?

O período de candidaturas decorre até 3 de janeiro de 2025.
A candidatura deve ser apresentada de acordo com o Regulamento da Plataforma de Ação Climática.
A apresentação de candidatura pode ser efetuada através deste formulário ou do envio da informação para ambiente@cm-tvedras.pt

Quem pode participar?

Pessoas singulares ou pessoas coletivas de direito privado, nomeadamente, associações, coletividades, sociedades comerciais, organizações não-governamentais, de cariz ambiental, social, recreativo, entre outras.

Tipologia de projeto abrangidas:

  • Campanhas de sensibilização e comunicação para informar o público em geral ou um público-alvo em particular (crianças ou jovens, idosos, população mais vulnerável, entre outros) sobre os riscos associados às alterações climáticas e medidas de adaptação;
  • Capacitação e formação de técnicos e decisores de qualquer área sobre as vulnerabilidades às alterações climáticas e gestão adaptativa;
  •  Programas de educação ambiental dirigidos a jovens em idade escolar;
  • Ações de poupança de água (doméstica, rega, entre outras) e melhoria da eficiência na utilização de recursos naturais mais vulneráveis;
  • Requalificação ambiental com vista a reduzir vulnerabilidades, nomeadamente através de soluções com base na natureza (limpeza de ribeiras, recuperar galerias ripícolas, proteção de solos, arborização, recuperação de sistemas dunares, promoção da infiltração, entre outras);
  • Ações de prevenção da instalação e expansão de espécies exóticas invasoras, de doenças transmitidas por vetores e de doenças e pragas agrícolas e florestais;
  • Valorização da saúde, com destaque para a população vulnerável a ondas de calor e vetores de doenças;
  • Ações de redução da vulnerabilidade das áreas urbanas aos fenómenos extremos (secas, ondas de calor, cheias e inundações), nomeadamente através de soluções com base na natureza.


Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia Evento comemorativo do Dia Mundial do Solo decorreu em Torres Vedras
Imagem da Notícia Torres Vedras continua entre os municípios com melhor desempenho no programa “ECOXXI”
Imagem da Notícia Plataforma de Ação Climática financia projetos locais de combate às alterações climáticas
Imagem da Notícia Torres Vedras foi o município com mais distinções nos Prémios ODSlocal 2024
Imagem da Notícia Conferência sobre o Pacto Ecológico Europeu decorreu em Torres Vedras

Conferência sobre o Pacto Ecológico Europeu decorreu em Torres Vedras

26.11.2024

Nos dias 18 e 19 de novembro, Torres Vedras acolheu a conferência internacional "Ação local para o Pacto Ecológico Europeu", no âmbito do projeto europeu GoGreen, cofinanciado pelo programa Erasmus+. O evento foi organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a (...)

Imagem da Notícia Instalados painéis fotovoltaicos na Escola Básica 2/3 São Gonçalo

Instalados painéis fotovoltaicos na Escola Básica 2/3 São Gonçalo

18.11.2024

No seguimento da estratégia do Município no combate às alterações climáticas, foram instalados na cobertura da Escola Básica 2/3 de São Gonçalo painéis fotovoltaicos para produção própria de energia elétrica de origem renovável, através da fonte solar. (...)

Agenda / Ambiente

Oficina infantojuvenil

Oficina criativa | construção Jogo do Galo

Centro de Educação Ambiental

14 de dezembro de 2024 | sábado

O Natal está a chegar ao Centro de Educação Ambiental! Esta oficina pretende contribuir para um mundo melhor,  inspirando os participantes a criar objetos com a reutilização de materiais, promovendo também para um menor consumo nesta época festiva. Através da reutilização de diversos (...)

Exposição

O Círio das memórias

Outro

Parque da Ermegeira

Até 31 de dezembro

No âmbito do projeto Eixo Diagonal, o Observatório de Nuvens do Parque da Ermegeira, acolhe uma exposição de memórias da população da união de freguesias de Maxial e Monte Redondo. Convidamos os transeuntes a visitar este percurso de nuvens que deambulam pelo Parque da Ermegeira em (...)

Exposição

Era uma vez… Uma linha verde que nos une

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 31 de dezembro

A linha verde que nos une é vida, é natureza nas suas formas, cheiros, sabores e cores. Um apelo ao cuidado e criação de um ou mais espaços verdes, pequenos cantos ou simples apontamentos de natureza. Neste “Era uma vez...” convidamos a repensar a nossa ligação com a terra e com tudo o (...)

Exposição

Árvore de Natal ecológica

3 de dezembro a 8 de janeiro 2025

O natal já chegou ao Centro de Educação Ambiental! Garrafas, latas de conserva, tampas, caricas e muito outros materiais foram reutilizados para a construção de obras de arte que se apresentam numa exposição de Árvores de Natal. Os trabalhos em exposição nasceram da criatividade dos (...)

Visita

Quem vive nas poças de maré?

Outro

Praia Azul (ponto de encontro junto ao Hotel Praia Azul)

1 de fevereiro de 2025 | sábado

As poças de maré são incubadoras de vidas. Nem sempre se veem... O mar esconde-as durante grande parte do dia e é preciso perícia para descobrir os seus segredos! São verdadeiras maternidades e são imprescindíveis na conservação da biodiversidade, com recantos e esconderijos que podem (...)

Visita

Quem vive nas poças de maré?

Outro

Praia de Porto Novo (ponto de encontro: Centro Para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras)

1 de março de 2025 | sábado

As poças de maré são incubadoras de vidas. Nem sempre se veem... O mar esconde-as durante grande parte do dia e é preciso perícia para descobrir os seus segredos! São verdadeiras maternidades e são imprescindíveis na conservação da biodiversidade, com recantos e esconderijos que podem (...)

voltar ao topo ↑