Escola Básica de Ponte do Rol

A Escola Básica de Ponte do Rol foi inaugurada no dia 13 de setembro de 2015.

Este estabelecimento de ensino está instalado numa nova zona de equipamentos desta localidade, onde já se situa o complexo desportivo do GDRC Ponterrolense. Este facto permite aos alunos da escola beneficiarem das condições proporcionadas por esse espaço desportivo, nomeadamente para as suas atividades (curriculares e extracurriculares).

Com capacidade para 200 crianças e proporcionando excelentes condições de aprendizagem e estadia, a Escola Básica de Ponte do Rol possui um edifício com seis salas de aulas, duas de atividades, uma sala de prolongamento, uma sala polivalente, uma sala de refeições, uma ludoteca/centro de recursos, uma mediateca/biblioteca, uma sala multimédia, salas para auxiliares e docentes, uma sala de atendimento, um posto médico, instalações sanitárias, entre outros espaços.

Já a sua zona exterior é composta por uma área de recreio para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico onde se situa um campo de jogos, uma outra área de recreio que conta com um anfiteatro, uma área de recreio para o ensino pré-escolar, uma área de horta-jardim e uma área de estacionamento. Na zona de entrada deste estabelecimento de ensino foi instalada uma peça da autoria do artista ponterrolense Nuno Vaza, intitulada Gira que Gira, a qual tem a mais-valia de proporcionar aos alunos do mesmo a aprendizagem dos pontos cardeais.

O custo desta obra ascendeu a 1.878.948 euros (comparticipado em 70% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional por intermédio do Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro, o qual decorre do Quadro de Referência Estratégico Nacional).

Antes da intervenção

Construção de raiz