Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável

PAMUS.09 – Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS

O Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável é um dos projetos que se integra no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).

Este projeto consistiu na elaboração e implementação de um plano de ação visando o desenvolvimento de ações de sensibilização no domínio da mobilidade sustentável e segurança rodoviária, tendo como objetivo geral a promoção dos modos de deslocação mais sustentáveis e seguros, entendidos como instrumentos decisivos para o cumprimento dos objetivos e metas de redução das emissões de carbono e outros gases com efeitos de estufa, em particular nas zonas urbanas.

O Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável englobou um conjunto de ações que, no cômputo geral, possibilitaram a promoção de modos de deslocação mais sustentáveis (a pé, bicicleta e transportes públicos), indo ao encontro das metas definidas e demonstrando a redução efetiva da emissão de gases poluentes para a atmosfera.

As ações deste plano passaram por: ações de sensibilização para a comunidade escolar sobre modos suaves e sustentabilidade na cidade; uma campanha pedagógica para o público sénior denominada “Escola Bike Sénior”; uma ação de sensibilização para seniores e automobilistas sobre circulação rodoviária; uma campanha de sensibilização para o público escolar sobre deslocações na cidade através de modos suaves no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade; uma ação de sensibilização para o público escolar sobre Estacionamento Disciplinado; uma campanha de sensibilização sobre mobilidade urbana sustentável para operadores de transportes públicos e respetivos clientes; uma campanha de sensibilização sobre modos suaves de transporte dirigida também a clientes desta empresa; e a realização do filme promocional “Torres Vedras, um Município Sustentável”.

Este projeto define como visão ou princípio orientador o desenvolvimento de uma nova cultura no uso dos territórios, funcionando como uma ferramenta de auxílio na integração de novos conceitos e praticas no planeamento municipal, através da sensibilização, promoção de boas práticas, melhoria do planeamento, desenho e monitorização dos territórios, incentivando a criação de uma nova cultura de mobilidade.

Deste modo, reforça-se a política de mobilidade e sustentabilidade que o Município tem vindo a desenvolver, alterando mentalidades, educando os cidadãos e, por essa via, abrindo caminho a uma nova perspetiva de apropriação e de utilização do espaço urbano.

NÚMEROS

Projeto: Circulo Redondo, Lda

Data de aprovação da candidatura: 30-11-2016

Data de início da operação: 25-11-2016