Torres Vedras

Refeitórios Escolares Municipais

Conteúdos desta página

  1. Cozinhas municipais
  2. Ementas
  3. Higiene e segurança alimentar 
  4. Alergénicos alimentares
  5. Ementas de fim de semana
  6. Lanches escolares saudáveis 

Cozinhas municipais

A Câmara Municipal de Torres Vedras dispõe de duas cozinhas municipais, cujo objetivo principal é fornecer um serviço de alimentação equilibrado e variado aos alunos das escolas afetas ao Município. É também objetivo a promoção da prática de uma alimentação saudável com base na dieta mediterrânica e corresponder às necessidades dos diferentes grupos etários para os quais trabalha.

As cozinhas municipais localizam-se na Escola Básica da Conquinha e na Escola Secundária Henriques Nogueira, fornecendo respetivamente, por dia cerca de 1100 e 600 refeições.

Mediante inscrição o fornecimento é garantido nas seguintes escolas e jardins de infância:

  • EB Torres Vedras;
  • EB/JI Varatojo;
  • EB Serra da Vila;
  • EB/JI Barro;
  • EB/JI Conquinha;
  • EB/JI Padre Francisco Soares;
  • EB Sarge;
  • EB Paul;
  • EB/JI Fonte Grada;
  • JI Conquinha;
  • JI Serra da Vila;
  • JI Sarge;
  • JI Paul
  • JI Boavista Olheiros 
  • Escola Secundária Henriques Nogueira.


Ementas

As ementas são elaboradas de acordo com os princípios de uma alimentação equilibrada, variada e completa, tendo por base a Dieta Mediterrânica e as Orientações sobre Ementas e Refeitórios Escolares da DGS e do Ministério da Educação.

Ementa Geral

  • Sopa de produtos hortícolas frescos, tendo por base batata, legumes ou leguminosas;
  • Prato principal, alternado entre carne, peixe, ovos e/ou lacticínios, com a guarnição arroz, massa, batata e/ou leguminosas, acompanhado de produtos hortícolas cozinhados e/ou saladas cruas.
  • Pão de mistura;
  • Fruta da época, variada e crua.
  • Água (única bebida permitida).

Ementa Vegetariana

  • Cumpre os requisitos previstos na lei n.º 11/2017 de 17 de abril e é somente servida para os alunos cujo Encarregado de Educação optou por este regime alimentar. 

Higiene e Segurança Alimentar

Entendendo que a Segurança Alimentar é uma prioridade na área do setor alimentar, está implementado em ambas as cozinhas municipais o Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), cumprindo a legislação vigente do setor alimentar.

Os nossos serviços de alimentação são supervisionados por um nutricionista e por um engenheiro alimentar, através do acompanhamento diário da produção e da distribuição das refeições até aos refeitórios de cada escola.

Regularmente são realizadas auditorias por uma entidade externa, a qual também realiza a colheita de amostras para análise de pratos cozinhados, de higiene dos equipamentos/utensílios e ainda de higiene de manipuladores.


Alergénios Alimentares

Os serviços de alimentação das cozinhas municipais têm à disposição ementas alternativas para os alunos sinalizados com alergias e intolerâncias alimentares.

Disponibilizam a informação dos alergénios nas ementas escolares, de acordo com o manual de “Alergia Alimentar na Restauração”, da DGS e com as novas disposições previstas no Regulamento 1169/2011 da União Europeia.

Mais informações:


Ementas de fim de semana

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem vindo a desenvolver um trabalho em prol da disponibilização de um serviço de alimentação saudável e de qualidade em todos os estabelecimentos de educação e ensino, promovendo escolhas alimentares saudáveis e assegurando as necessidades nutricionais e energéticas das nossas crianças.

Nesse seguimento pretende-se neste espaço apresentar algumas propostas de alimentação saudável para quem tem de fazer as refeições fora de casa, bem como dar sugestões para as suas refeições de fim de semana.

Este espaço está reservado a um conjunto de ementas para confeção ao fim de semana, utilizando uma sequência natural das ementas escolares dos refeitórios municipais. Ao fim de semana poderá investir um pouco mais em si e na sua família, pelo que deixamos neste espaço propostas para o pequeno-almoço e almoço/jantar:

 

Tendo consciência que as refeições fora de casa são hoje uma prática habitual das famílias portuguesas, não só durante a semana de trabalho, mas também nos fins de semana, e atendendo à diversidade de ofertas alimentares, há que saber fazer escolhas equilibradas, designadamente:

  1. Ao fazer as refeições fora de casa, tente manter hábitos saudáveis;
  2. Evite fazer as suas compras de supermercado com fome;
  3. Seja exigente. Se no local escolhido não tiver uma opção saudável às suas ofertas tradicionais então solicite. Esta é uma forma de começar a mudar as opções que os locais oferecem aos clientes. Se, por exemplo, o acompanhamento de um prato for batatas fritas, poderá pedir para substituir por legumes ou salada;
  4. Alguns espaços já apresentam valores calóricos dos pratos que fornecem. Assim, tente escolher o prato com menos calorias;
  5. Pergunte como é preparada a comida. Saber o método de confeção utilizado e tipo de ingredientes que compõem o prato poderá dar uma ideia da densidade calórica do prato;
  6. Partilhe a entrada. Em vez de pedir uma entrada para cada pessoa, partilhe a entrada ou em alternativa peça para ser servido de imediato uma taça de vegetais ou uma salada;
  7. Comece com uma sopa ou salada. Antes do prato principal, e de modo a reduzir o consumo de entradas, constituídas por vezes por alimentos mais calóricos, pode começar por consumir uma sopa de legumes ou uma salada, desta forma poderá controlar algum apetite;
  8. Saladas simmas com molhos saudáveis. Procure reduzir molhos tipo cocktail, maionese e, em alternativa, escolha molhos tipo vinagrete, em pouca quantidade, ou de iogurte magro, para juntar à salada. As saladas ficam saborosas da mesma forma e não contribuem para aumentar os níveis de colesterol. Em relação aos molhos é importante pedir o molho à parte, desta forma poderá evitar excessos;
  9. Opte pelo peixe. Em qualquer tipo de restaurante, tente optar por um prato à base de pescado, este será sempre menos calórico e mais saudável que a opção de carne. O peixe pode ser, tal como a carne, grelhado, salteado, estufado, por isso, de acordo com a forma que mais preferir a comida cozinhada, o peixe adequar-se-á;
  10. Beba água. Em vez de beber sumos ou refrigerantes, opte pela tradicional água, para além de ser mais saudável, a saciedade provocada pela água é maior;
  11. Partilhe as sobremesas. Partilhe a sobremesa ou substitua-a por sorvete ou fruta.

Lanches escolares saudáveis

A alimentação na infância e na adolescência tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens.

Neste contexto, a preparação dos lanches em casa pode ser uma oportunidade para reduzir a presença de produtos alimentares com pouco valor nutricional, hipercalóricos e ricos em gordura, açúcares e sal.

De reforçar que as crianças têm necessidades alimentares diferentes dos adultos e que variam consideravelmente entre as crianças do pré-escolar e os adolescentes do ensino secundário.


voltar ao topo ↑