Torres Vedras

Vespa Asiática

A Vespa Velutina (ou Asiática) é uma espécie invasora, que se diferencia de outras vespas autóctones pela sua elevada capacidade reprodutiva, dimensão e visibilidade dos seus ninhos e pela rapidez com que ocupa o território, apresentando impactos negativos, nomeadamente no ambiente e na biodiversidade, em especial sobre a população de abelhas e restantes vespas autóctones.

A Vespa Velutina apresenta grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O corpo é preto, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal alaranjado na face dorsal. As asas são de cor fumada e as patas castanhas com extremidades amarelas. O tamanho pode variar entre os 2,5cm e os 3,5cm.

A vespa velutina não representa maior perigo para os humanos que as vespas autóctones, no entanto, quando perturbada, poderá tornar-se agressiva.

Sempre que seja identificado um ninho de vespa asiática, não se deve interferir com o mesmo, mas contactar de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (261 320 764 | 918 773 330 | prociv@cm-tvedras.pt), ou o Gabinete Técnico Florestal (261 320 769 / 731 | 918 773 316 | gtf@cm-tvedras.pt).

Captura e monitorização 

Enquadrado nas diversas ações desenvolvidas com o objetivo de mitigar os efeitos da presença da espécie no Concelho, o Município implantou uma rede de armadilhas para captura e monitorização da Vespa Velutina.

Caso se depare com uma destas armadilhas, por favor não a remova.

Se detetar a presença de indivíduos de Vespa Velutina, pode proceder à elaboração e instalação de uma armadilha caseira, colaborando assim para a diminuição da proliferação da espécie, bem como para a proteção da flora e fauna autóctone.

 

Mais informação


Notícias / Proteção Civil

Imagem da Notícia Aprovada a concessão de benefícios sociais aos bombeiros voluntários de Torres Vedras
Imagem da Notícia Município está na coordenação de grupo nacional de trabalho de Cidades Resilientes
Imagem da Notícia Ministro da Administração Interna visita forças de segurança e bombeiros

Ministro da Administração Interna visita forças de segurança e bombeiros

19.09.2023

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve no dia 19 de setembro em Torres Vedras, em visita às instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (AHBVTV), à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao destacamento territorial local da GNR (...)

Imagem da Notícia Câmara Municipal assinalou o encerramento da época balnear no Concelho
Imagem da Notícia Cerimónia na Praia da Foz do Sizandro marcou início da época balnear no Concelho
Imagem da Notícia Sapadores florestais do Município têm nova viatura
voltar ao topo ↑