Paragens de Chegada e Confluência - Fase 2 - Terminal Rodoviário

PAMUS.07 – Paragens de Chegada e Confluência, Fase 2, Terminal Rodoviário

Empreitada executada

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.

O Terminal Rodoviário foi alvo de uma intervenção de modernização e melhoria das suas condições de funcionamento, por meio de um conjunto de ações executadas no seu espaço de paragens de chegada e confluência, das quais se destaca a construção de uma cobertura.

Esta cobertura permitiu melhorar a proteção das pessoas contra os agentes climáticos e aumentar o sentimento de segurança.

Recorde-se que em 2014 o Terminal Rodoviário foi relocalizado no Parque Regional de Exposições, passando de uma artéria principal da Cidade para o seu limite poente, situando-se agora junto a uma via de escoamento com acesso direto à autoestrada e a extensas bolsas de estacionamento.

Esta relocalização foi despoletada pelo plano de mobilidade de Torres Vedras, que tinha como objetivo reduzir drasticamente a circulação automóvel na zona central da Cidade, objetivo que foi conseguido em pleno, tendo-se verificado uma diminuição de circulação e estacionamento automóvel na mesma.

Este facto levou a que tivesse ficado estabelecida como definitiva a localização atual para o Terminal Rodoviário, ficando por adequar as condições do mesmo ao novo horizonte temporal de funcionamento.

A intervenção de caráter provisório executada passou pela instalação de um núcleo de bilheteiras, de um átrio, de espaços administrativos e de refeições de motoristas e de uma tabacaria, tendo as instalações sanitárias públicas e o bar sido providos por meio da adaptação de espaços existentes, contíguos ao núcleo novo, e que serviam de apoio ao Parque Regional de Exposições. Para além disso, o pavimento foi estruturado de forma a acomodar 17 cais de embarque e outros espaços internos de estacionamento de autocarros.

Devido ao caráter inicialmente provisório e experimental deste terminal, nos espaços de espera públicos ao longo dos cais foram instaladas apenas algumas lonas tencionadas exteriores afastadas dos autocarros, as quais, numa tempestade ocorrida em 2015, foram muito danificadas.

A intervenção de requalificação realizada recentemente no Terminal procurou assim suprir a lacuna principal do equipamento - as condições do espaço de espera dos passageiros junto aos cais – por meio do projeto de uma estrutura de cobertura do mesmo.

A cobertura em betão recentemente instalada, com pilares centrais em V, tem dimensão suficiente para proteger tanto o acesso aos autocarros interurbanos, como o passeio oposto, onde se alinham as paragens urbanas. O espaço também conta com um modelo de bancos que segue o motivo estabelecido pelo desenho da vedação que limita agora o Terminal Rodoviário.

Sobrepondo-se ao volume do edifício de apoio, a estrutura assegura uma transição entre o interior do edifício, bem como uma ligação coberta ao bar.

De referir ainda que na intervenção recentemente realizada no Terminal Rodoviário procedeu-se também à melhoria da iluminação e dos totens de identificação dos cais de embarque em autocarros e respetivos destinos. Simultaneamente, foram executadas melhorias ao nível da acessibilidade para pessoas invisuais e amblíopes, com a implantação de faixas de encaminhamento e de alerta.

O projeto de melhoria do espaço das paragens de chegada e confluência do Terminal Rodoviário integra-se no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e no PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

NÚMEROS

Área de intervenção: 1.331 m2

Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e Manuel Caldeira – Serviços de Engenharia, Lda

Data de aprovação da candidatura: 13-05-2020