O “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis” tem por objetivo desenvolver hábitos e estilos de vida saudáveis na população escolar do Concelho, numa perspetiva abrangente e integradora de promoção da saúde.
A estratégia de intervenção tem vindo a materializar-se na conceção e implementação de um plano de ação comum às entidades de ensino parceiras, para cada ano letivo, que contempla um diversificado leque de atividades.
Para o efeito, desde 2008 que a comunidade escolar, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tem vindo a participar em iniciativas de diversas temáticas como a alimentação, a atividade física, a higiene, a saúde oral, a prevenção de consumos, a sexualidade, o bullying, entre outras.
Divisão de Desenvolvimento Social Câmara Municipal de Torres Vedras Silvia Silva Telefone: 261 320 771 E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt
Torres Vedras Consigo no Coração
Destinatários: Comunidade em geral
Desenvolvido desde 2009
Parcerias
Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia de Silveira, Junta de Freguesia de Freiria, Fundação Portuguesa de Cardiologia, Novartis Farma SA, Agrupamento de Escuteiros de Escuteiros 1183 (Silveira), Intermarché da Silveira e Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).
O Programa “Torres Vedras Consigo no Coração” visa prevenir as doenças cardiovasculares através de um conjunto de ações que pretendem melhorar o controlo da hipertensão arterial (HTA) e a diminuição do risco cardiovascular global; e tem como objetivos específicos aumentar a notoriedade do conceito pressão arterial normal, promover a adoção de estilos de vida saudáveis que conduzem a uma redução da pressão arterial e do risco cardiovascular global e detetar e encaminhar para os respetivos médicos assistentes os indivíduos com hipertensão arterial ou outros fatores de risco não controlados.
Pretende contribuir para a obtenção de ganhos em saúde e aumentar a qualidade de vida das populações, através de um processo que visa criar condições para que estas sejam capazes de agir sobre os fatores determinantes da saúde, com o sentido de a melhorarem.
Este programa visa abranger a população em geral e/ou grupos etários específicos, definidos em função dos fatores determinantes e das estratégias que venha a ser gizadas.
Ações
Rastreios (Caracterização pessoal – avaliados a idade e sexo; Parâmetros antropométricos – peso, altura e perímetro abdominal; Parâmetros clínicos – valores de tensão arterial e antecedentes de diabetes, valores de glicemia, doença renal crónica, dislipidemia; e Parâmetros comportamentais – Hábitos e estilos de vida);
Workshops “Cozinhar e Bem Comer”;
Informação/sensibilização para a leitura do rótulo; Informação/sensibilização para a prática do exercício físico regular; Informação/sensibilização para uma alimentação saudável; e campanha de informação sobre a redução do sal, açúcar e gordura e avaliação do Programa.
Divisão de Desenvolvimento Social – Área de Atividade Física e Saúde Câmara Municipal de Torres Vedras Sandra Colaço Telefone: 261 320 771 E-mail: sandracolaco@cm-tvedras.pt
Cuidados Paliativos na Comunidade - Humanizar o Fim de Vida
Destinatários: Doentes com doença crónica, prolongada, progressiva e terminal – doente paliativo.
Parcerias
Câmara Municipal de Torres Vedras
União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira
União de Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça
União de Freguesias de Dois Portos e Runa
União de Freguesias do Maxial e Monte Redondo
Freguesia de Ponte do Rol
Freguesia do Ramalhal
Freguesia da Ventosa
Freguesia de S. Pedro da Cadeira
Freguesia de S. Pedro, Santa Maria e Matacães
Freguesia da Silveira
Freguesia do Turcifal
Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos
Associação de Socorros do Outeiro da Cabeça
Associação de Socorros do Turcifal
Associação de Solidariedade e Ação Social de Matacães
Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol
Associação de Solidariedade e Ação Social de S. Mamede da Ventosa
ASOCA – Associação de Solidariedade Social e de Socorros de Campelos
Casa do Povo do Maxial
Casa do Povo do Ramalhal
Casa do Povo de Runa
Centro Hospitalar de Torres Vedras
Centro Social e Paroquial da Silveira
Centro Social e Paroquial N. Sr.ª da Luz – Paradas
Centro Social e Paroquial de Torres Vedras
Lar de S. José – Fundação de Solidariedade Social
O âmbito deste projeto insere-se numa perspetiva de diferenciar e melhorar as respostas do apoio domiciliário e colmatar a resposta da saúde pública na comunidade ao nível dos cuidados paliativos, junto dos doentes, num processo de doença crónica avançada, irreversível, evolutiva, prolongada e terminal.
Este projeto consiste na prestação de técnicas de fisioterapia que, em conjunto com conhecimentos técnico-científicos dos cuidados paliativos, vão permitir a não agudização clínica e/ou o melhoramento de sintomas agudos associado à doença e suas comorbilidades.
A fisioterapia na área dos cuidados paliativos, considerada como uma terapêutica não farmacológica e adjuvante no controlo sintomático do doente, inclui ainda três componentes fundamentais: um programa de tratamento de saúde específico; apoio e educação ao doente e cuidadores familiares; e o aumento da qualidade de vida e preparação para a morte.
O projeto de fisioterapia paliativa aplicada ao doente paliativo no seu domicílio é um projeto inovador e pioneiro no Concelho de Torres Vedras e a nível nacional.
Em cuidados paliativos, o objetivo principal do tratamento não reside em prolongar a vida, mas sim em tornar a vida que resta tão suportável e significativa quanto possível!
Contactos
Juntas de Freguesia da Área de Residência; Instituições Particulares de Solidariedade Social que prestam apoio domiciliário ao doente paliativo; Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol (entidade promotora/gestora) Telefone: 261 332 267 Telemóvel: 912 296 915 E-mail: geral@asasponterol.com
Estudo sobre tabagismo
A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis propôs aos municípios que dela fazem parte a participação num estudo dos hábitos tabágicos dos jovens, com o objetivo de elaborar um relatório e plano de ação interconcelhio.
Divisão de Desenvolvimento Social Câmara Municipal de Torres Vedras Silvia Silva Telefone nº: 261 320 771 E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt
Estudo sobre Hábitos e Estilos de Vida
Este programa tem como objetivo a realização de um diagnóstico aos hábitos de vida das crianças e jovens residentes no concelho de Torres Vedras, para que a partir do mesmo se desenvolva uma ação positiva coordenada com vista à obtenção de melhorias na saúde.
Este estudo desenvolve-se em duas fases complementares. A fase 1 tem como público-alvo o pré-escolar e 1.º ciclo, e abrange as temáticas da alimentação, atividade física e higiene. A fase 2 abrange os alunos do 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário e incide nas temáticas: ambiente familiar, alimentação, atividade física/desporto, tempos livres, autoavaliação do corpo e imagem corporal, ambiente escolar, consumo de tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de drogas, sexualidade (só ensino secundário) e saídas à noite (só ensino secundário). A segunda fase deste estudo encontra-se atualmente em atualização.
Contactos
Divisão de Desenvolvimento Social Câmara Municipal de Torres Vedras Silvia Silva Telefone nº: 261 320 771 E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt
Intervenção Precoce na Infância
Equipa Local de Intervenção de Torres Vedras
Parcerias: Câmara Municipal de Torres Vedras, Agrupamentos de Centros de Saúde – Oeste Sul, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras e Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares (Escola de referência para a Intervenção Precoce).
A Equipa Local de Intervenção de Torres Vedras (ELI) está atualmente integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce e é constituída por uma equipa com funcionamento transdisciplinar assente em parcerias institucionais, integrando representantes dos ministérios do Trabalho e Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, bem como da Câmara Municipal.
Esta equipa desenvolve e concretiza, a nível local, a intervenção do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), com o objetivo de garantir condições de desenvolvimento de crianças até aos 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade ou com risco grave de atraso no desenvolvimento, bem como as suas famílias.
Qualquer entidade poderá referenciar situações à ELI de Torres Vedras, através da ficha de Referenciação – Ficha de Referenciação.
Contactos
Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras - APECI Rua António Augusto Cabral, n.º 13, 2560-307 Torres Vedras Telefone: 261 335 700 E-mail: elitorresvedras@gmail.com
O Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado a 30 de novembro, foi assinalado no dia 27 com uma visita guiada pela cidade de Torres Vedras por uma turma do 7.º ano da Escola Secundária Henriques Nogueira, alunos do secundário cegos ou de baixa visão (...)
Decorreu no último sábado, dia 23 de novembro, o primeiro workshop de parentalidade positiva destinado às famílias beneficiárias do programa “Nascer e Crescer em Torres Vedras”. A dinamização ficou a cabo de Sónia Patrício, enfermeira especialista em Saúde Pediátrica e Infantil e CEO do projeto “Po (...)
Na sequência de uma proposta apresentada no âmbito da edição de 2023 do Orçamento Participativo de Torres Vedras, na tipologia “Projeto para a Freguesia”, foi adquirida uma viatura para transporte de idosos para uso pela Associação de Socorros da Carvoeira. (...)
Assinalando-se o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), aconteceu recentemente, com a realização de ações em vários locais do Concelho, mais uma edição da Semana da Diabetes. (...)
Comemorando o 11.º aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município, realizou-se a XI Semana da Visão, a qual consistiu num programa de atividades que decorreram entre os dias 28 e 31 de outubro. (...)
O URBACT Campus Nacional decorreu nos dias 22 e 23 de outubro em Torres Vedras, mais concretamente no edifício do Centro de Educação Ambiental, tendo o evento se destinado aos parceiros nacionais das Redes de Planeamento de Ação URBACT. (...)
Competências profissionais são muito mais do que conhecimento. O termo refere-se às capacidades passíveis de aplicar esse mesmo conhecimento. Num mercado de trabalho exigente e competitivo, em constante mudança e evolução, destacar-se é cada vez mais difícil. Porém, não é (...)
Este curso consiste na elaboração de peça com base nas técnicas de pintura em tecido.
Nota: Esta é uma ação de continuidade, cuja inscrição implica a participação na totalidade das sessões (20, 27 de novembro, 4, 11 de dezembro). (...)
Construção de um avental e um puxa sacos a partir de técnicas simples de corte e costura.
Nota: Esta é uma ação de continuidade, cuja inscrição implica a participação na totalidade das sessões (15, 22, 29 de novembro, 6, 13 de dezembro). (...)
Este curso consiste na elaboração de peça com base nas técnicas de pintura em tecido.
Nota: Esta é uma ação de continuidade, cuja inscrição implica a participação na totalidade das sessões (26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro). (...)
No âmbito do projeto Eixo Diagonal, o Observatório de Nuvens do Parque da Ermegeira, acolhe uma exposição de memórias da população da união de freguesias de Maxial e Monte Redondo.
Convidamos os transeuntes a visitar este percurso de nuvens que deambulam pelo Parque da Ermegeira em (...)
Clicar Sem Idade é um projeto dedicado a ajudar seniores a familiarizarem-se com o telemóvel e whatsapp e utilizar de forma autónoma as suas aplicações. A formação tem como objetivos oferecer autonomia bem como habilidades e ferramentas capazes de maximizar as oportunidades e a diversão que (...)