Torres Vedras

Projeto “Clube Sénior” assinalou 19.º aniversário

24.06.2025

O projeto municipal “Clube Sénior” festejou o seu 19.º aniversário com um almoço-convívio realizado na passada sexta-feira, dia 20 de junho, na Quinta da Azenha de Cima, em A dos Cunhados.
Presentes nesta comemoração estiveram 200 seniores do concelho de Torres Vedras; a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e vários presidentes de juntas de freguesia do Concelho, parceiros formais do projeto. 

A ocasião iniciou com um breve cocktail no jardim da Quinta da Azenha, onde os presentes puderam confraternizar, seguindo-se o almoço já no interior daquele espaço, onde esteve patente uma exposição dos trabalhos realizados pelos seniores de todos os núcleos do projeto, durante o ano letivo 2024/2025, alusivos à obra do artista plástico e ceramista Manuel Cargaleiro.
Pela ocasião, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino aproveitou o momento antes do corte do bolo comemorativo do 19.º aniversário do “Clube Sénior” para endereçar uma palavra de agradecimento e um reconhecimento aos presidentes de juntas de freguesia presentes, pelo apoio na continuidade do projeto, e recordar a importância do “Clube Sénior”, que permite combater o isolamento e a solidão dos seniores residentes no Concelho, possibilitando a criação de novos laços e o desenvolvimento de novas capacidades e aprendizagens. Ana Umbelino salientou na sua alocução que, no fundo, se pretende contribuir para uma sociedade mais humanizada.

Ainda no âmbito da celebração do 19.º aniversário do “Clube Sénior” realizou-se uma visita guiada ao Seminário de Nossa Senhora da Graça de Penafirme, orientada pelo Pároco Carlos Silva e o concerto do Coro CANTAR’TE, no auditório do Externato de Penafirme.

Recorde-se que o “Clube Sénior” é um projeto de educação não formal, criado em 2007 pela Câmara Municipal e direcionado a munícipes com idades a partir dos 55 anos, no âmbito do qual os participantes desenvolvem atividades formativas, lúdicas, artísticas, sociais e intergeracionais, de forma continuada.

Este projeto envolve atualmente cerca de 300 seniores, os quais se distribuem por 16 núcleos, situados em Azenha Velha, Assenta, Maceira, Sobreiro Curvo, A dos Cunhados, Póvoa de Penafirme, Santa Cruz, Turcifal, Monte Redondo, Matacães, Carvoeira, Dois Portos, Boavista/Olheiros, Outeiro da Cabeça, Campelos, e Ramalhal.

De destacar as parcerias do “Clube Sénior” com diversos serviços municipais: Serviços Educativos “Quem quer ser Cientista”, “Robótica para Todos” e do Centro de Artes e Criatividade; Fabrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, com a participação no projeto “No Coração da minha Infância” e “Curtas de Animação”; Serviços Municipalizados de Água e Saneamento; Museu Joaquim Agostinho; Museu Leonel Trindade; e Centro de Educação Ambiental.

As inscrições no “Clube Sénior” podem ser efetuadas em qualquer altura do ano, devendo para o efeito ser contactada a Área Sénior da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal ou a junta de freguesia respetiva.

Publicado: 24.06.2025 - 12:44 horas
voltar ao topo ↑