Barcelona acolheu terceira visita de estudo transnacional do projeto “B.Right Spaces”
09.07.2025

O Município de Torres Vedras participou na terceira visita de estudo transnacional relativa ao projeto “B.Right Spaces”, a qual decorreu entre os dias 10 e 12 de junho, em Barcelona.
No âmbito do projeto “B.Right Spaces” são organizadas visitas de estudo que têm como objetivo a aprendizagem da forma como os espaços cívicos são percecionados e utilizados, permitindo verificar se os mesmos são organizados de modo a apoiar as necessidades da comunidade, funcionam para promover a inclusão e a participação, e contribuem para o envolvimento democrático local.
Durante os três dias, os projetos visitados demonstraram o impacto positivo da iniciativa comunitária no desenvolvimento territorial e na criação de soluções sociais, culturais e ambientais sustentáveis. Esta experiência permitiu ao Município observar de perto projetos sustentáveis e autogeridos, que demonstram a importância dos espaços cívicos enquanto infraestruturas sociais, vitais para a coesão territorial, a inclusão social e o fortalecimento da democracia local.
A visita de estudo teve início com uma deslocação à Fábrica de Creació - espaço que apoia a criação artística, permitindo conhecer plataformas e ferramentas digitais (Participa e Decidim), promotoras do reforço da transparência e do envolvimento dos cidadãos nas decisões públicas. A implementação de ferramentas semelhantes em Torres Vedras, constitui uma oportunidade para dinamizar orçamentos participativos, processos colaborativos de planeamento urbano e escuta ativa da comunidade.
O segundo dia desta atividade decorreu em dois momentos. Durante o período da manhã, foi dado a conhecer o projeto “Old Factory of Can Batlló – Coopòlis” - uma incubadora de iniciativas de economia social e cooperativa que promove a inovação social e o empreendedorismo coletivo, e ainda o Bloc 4 BCN, no distrito de Sants-Montjuïc - um espaço comunitário com projetos de habitação e autogestão cidadã, focado em práticas colaborativas. Após estas visitas, o grupo esteve presente no simpósio “Why Civic Spaces Matter”, que decorreu neste último espaço, tendo o Município de Torres Vedras participado na mesa redonda do painel de discussão que incidiu sobre o papel dos espaços cívicos no mundo atual, o qual contou ainda com a participação de stakeholders locais e decisores políticos.
Já o período da tarde foi reservado para à visita a três espaços, designadamente: La Lleialtat Santsenca, autogerido para atividades culturais e sociais, com foco em participação cidadã; La Troca – Escola Comunitária de Educação Contínua, centrado na aprendizagem ao longo da vida; e Communality of Manresa – Les Escodines, associação de bairro com rede de hortas comunitárias e oficinas de costura, promovendo a coesão e sustentabilidade locais.
No terceiro e último dia, decorreram visitas ao distrito de Nou Barris, das quais se destaca a visita ao Ateneu Nou Barris, as quais permitiram entender como estruturas físicas podem ser reabilitadas e colocadas ao serviço da comunidade, através de modelos de gestão partilhada.
A visita a estes últimos espaços culturais e comunitários, constitui uma ferramenta importante para pensar novas formas de dinamização dos equipamentos municipais de Torres Vedras, envolvendo associações locais, coletivos culturais e movimentos comunitários.
De destacar que a participação do Município nesta terceira visita de estudo do projeto “B.Right Spaces” constituiu uma oportunidade estratégica para recolher aprendizagens relevantes e inspiradoras, sobre práticas inovadoras de promoção de espaços cívicos e de participação cívica, que poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas locais em várias dimensões: Reforço da participação cidadã; Valorização dos espaços cívicos locais; Promoção da iniciativa comunitária e colaborativa; Planeamento e gestão participada do território; Cooperação intermunicipal e internacional.
Recorde-se que o projeto "B.Right Spaces" assenta num consórcio liderado pela REVES - Rede Europeia de Cidades e Regiões da Economia Social, tendo como entidades parceiras o Município de Torres Vedras, a Universidade de Bruxelas (Bélgica), a associação Parsec - Ricerca e Interventi Sociali (Itália), o Municipio de Turim (Itália), o Departament d'empresa i coneixement (Espanha), a associação cultural EMERGE (Portugal), Xarxa d'Economia Solidària (Espanha), o Centro di servizio per il volontariato del Lazio (Itália) e a Fundacja inicjatyw spoleczno-ekonomicznych (Polónia).
A próxima visita de estudo transnacional do "B.Right Spaces", decorrerá de 6 a 8 de outubro, em Turim, Itália, a qual será organizada pelo Município de Turim, com o apoio da REVES.