Torres Vedras participou em evento do Ponto URBACT Nacional

19.03.2021

Fotografia dos alunos na horta

A Câmara Municipal de Torres Vedras participou na Maratona das Transferências, promovida pelo Ponto URBACT Nacional, no passado dia 4 de março. O evento de partilha de experiências contou com a participação dos 17 parceiros nacionais envolvidos em Redes de Transferência e marcou a etapa final destas redes.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, apresentou os resultados da participação de Torres Vedras na “Rede de Transferência de BioCantinas”. Este projeto, que decorreu entre 2018 e 2020, teve como objetivo transferir as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com alimentos de origem biológica.

O Município de Torres Vedras iniciou em 2019 a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, nas cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. O objetivo passa por proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão da Câmara Municipal de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.

Última atualização: 19.03.2021 - 18:34 horas