Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, pertencente ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com 100% dos alimentos de origem biológica. Pays des Condruses (Bélgica), Rosignano Marittimo (Itália), Trikala (Grécia), Troyan (Bulgária) e Vaslui (Roménia) completam os sete parceiros do projeto.

As boas práticas, baseadas na confeção e distribuição local das refeições biológicas, têm ainda em conta os produtos locais no que toca ao produtos frescos - tendo, o município francês uma exploração municipal com a capacidade de produzir cerca de 85% das necessidades de produtos hortícolas -, bem como várias medidas promotoras da educação alimentar saudável e sustentável para a comunidade escolar, destacando-se, por exemplo, a separação do desperdício alimentar após a refeição, como forma de promover a sua drástica diminuição. 

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º encontro transnacional, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reuniu os vários parceiros do projeto, incidindo em um dos oito módulos do projeto: 1 - Exploração Municipal; 2- Micro-Boas Práticas na Cozinha, 3 - Oferta e Procura de Produtos Biológicos, 4 - Governança Alimentar, 5 - Soberania Alimentar, 6 - Divulgação e Abertura ao Diálogo, 7 - Contratação Pública; 8 - Educação Alimentar. 

Em março de 2019, foi iniciada a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, ao nível das cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia da Cidade. O objetivo do Município é proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos, estando a avaliar as várias possibilidades no território. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund (ERDF), que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto, responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.



         

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Nova escola de A dos Cunhados é uma realidade cada vez mais próxima
Imagem da Notícia Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitaram ES Madeira Torres

Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitaram ES Madeira Torres

13.05.2020

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitaram a Escola Secundária Madeira Torres na tarde desta quarta-feira, 13 de maio. A visita decorreu no âmbito da distribuição de EPI por parte do Ministério da Educação. (...)

Imagem da Notícia Biblioteca Municipal retoma empréstimo de livros e passa a ter entregas em casa
Imagem da Notícia Produtos das hortas escolares entregues à comunidade escolar e a famílias

Produtos das hortas escolares entregues à comunidade escolar e a famílias

29.04.2020

Desde o encerramento das escolas, as hortas instaladas nos estabelecimentos de ensino, no âmbito do programa “BioHorta Escolar”, têm sido autossustentáveis. Apesar dos alunos não estarem presentes para participar no processo, tem vindo a ser realizada a colheita dos produtos hortícolas. (...)

Imagem da Notícia Município disponibiliza equipamentos para ensino à distância

Município disponibiliza equipamentos para ensino à distância

20.04.2020

O Município de Torres Vedras, em colaboração com as escolas do Concelho, vai ceder temporariamente cerca de 850 computadores e 500 equipamentos de acesso à internet a alunos que não possuem estas ferramentas de ensino à distância. O objetivo é assegurar que o ensino à distância não reproduz nem mult (...)

Imagem da Notícia COVID-19: Município está a garantir fornecimento de refeições
voltar ao topo ↑