Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, pertencente ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com 100% dos alimentos de origem biológica. Pays des Condruses (Bélgica), Rosignano Marittimo (Itália), Trikala (Grécia), Troyan (Bulgária) e Vaslui (Roménia) completam os sete parceiros do projeto.

As boas práticas, baseadas na confeção e distribuição local das refeições biológicas, têm ainda em conta os produtos locais no que toca ao produtos frescos - tendo, o município francês uma exploração municipal com a capacidade de produzir cerca de 85% das necessidades de produtos hortícolas -, bem como várias medidas promotoras da educação alimentar saudável e sustentável para a comunidade escolar, destacando-se, por exemplo, a separação do desperdício alimentar após a refeição, como forma de promover a sua drástica diminuição. 

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º encontro transnacional, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reuniu os vários parceiros do projeto, incidindo em um dos oito módulos do projeto: 1 - Exploração Municipal; 2- Micro-Boas Práticas na Cozinha, 3 - Oferta e Procura de Produtos Biológicos, 4 - Governança Alimentar, 5 - Soberania Alimentar, 6 - Divulgação e Abertura ao Diálogo, 7 - Contratação Pública; 8 - Educação Alimentar. 

Em março de 2019, foi iniciada a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, ao nível das cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia da Cidade. O objetivo do Município é proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos, estando a avaliar as várias possibilidades no território. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund (ERDF), que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto, responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.



         

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Aberto concurso de empreitada para construção da EB do Ramalhal
Imagem da Notícia Requalificação e modernização da Escola Básica de Freiria vai ter início
Imagem da Notícia Programas municipais integram lista de boas práticas da Comissão Europeia

Programas municipais integram lista de boas práticas da Comissão Europeia

15.07.2020

Os programas “Mexa-se para a Vida” e “Escol@ em Casa” integram uma lista de boas práticas elaborada pelo 100 Intelligent Cities Challenge. O objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é reunir boas práticas baseadas em tecnologia implementadas por cidades em resposta à pandemia, inspirando outra (...)

Imagem da Notícia Câmara Municipal transfere competências para a freguesia de Ponte do Rol

Câmara Municipal transfere competências para a freguesia de Ponte do Rol

30.06.2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras e a freguesia de Ponte do Rol formalizaram hoje, 30 de junho, a transferência de competências. O auto de transferência foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ponte do Rol, Ped (...)

Imagem da Notícia Jogo do Município realizou-se com novo formato

Jogo do Município realizou-se com novo formato

29.06.2020

O Jogo do Município realiza-se agora no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo a Assembleia Final do mesmo decorrido na tarde do dia 26 de junho, ineditamente por meio de uma plataforma digital. (...)

Imagem da Notícia Educação pré-escolar do concelho de Torres Vedras retomou atividades
voltar ao topo ↑