Torres Vedras

Projeto “Transporte Flexível” apresentado pelo Município no Dia Europeu sem Carros

24.09.2025

Transporte Flexível apresentado pelo Município

O projeto piloto “Transporte Flexível” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) em conjunto com o Município de Torres Vedras, e em parceira com a empresa Barraqueiro Oeste, foi anunciado no passada segunda-feira, dia 22 de setembro, na iniciativa municipal de celebração do Dia Europeu sem Carros.

Marcou presença na iniciativa a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que pela ocasião anunciou o projeto “Transporte Flexível”, que será implementado a partir do próximo dia 1 de outubro e que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e ainda a disponibilização de bicicletas elétricas no âmbito de um projeto piloto, em parceria com a empresa BOLT.

O “Transporte Flexível” tem como objetivo levar às freguesias rurais do Concelho, onde existe dificuldade de acesso à rede de transporte público, um transporte gratuito que funciona por agendamento, permitindo a deslocação de pessoas para a sede de freguesia ou para a Unidade de Saúde da sua área de influência, facilitando também o acesso à sede de Concelho através do transporte coletivo de passageiros. Trata-se de um projeto-piloto que não pretende substituir os serviços de transportes públicos existentes mas antes complementar a oferta existente. Primeiramente, este projeto será implementado na União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e na União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, e posteriormente, será alargado a outras freguesias do Concelho, designadamente, as que se situam a nascente do território.

Esteve ainda presente na ocasião o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Nelson Aniceto, que tomou da palavra para fazer o enquadramento do projeto “Transporte Flexível”, referindo que o mesmo está regulado para complementar o serviço público de transporte de passageiros regular, irá contar com um autocarro de 16 lugares e nesta fase inicial disponibilizará três horários de transporte no período da manhã, e três horários de transporte no período da tarde. Nelson Aniceto enfatizou que o projeto tem uma vertente dinâmica, pelo que, consoante a adesão dos munícipes ao mesmo, os horários poderão vir a ser ajustados, destacando ainda os requisitos para aceder ao transporte flexível: a marcação prévia para o número de telefone 261 310 445 até às 12h00 do dia anterior e ser portador do passe gratuito M Oeste. Referiu ainda a propósito das iniciativas desenvolvidas pelo Município, no âmbito da Mobilidade, a abertura no passado mês de junho da linha TUT Branca (linha curta dentro da Cidade).

Na ocasião, esteve igualmente presente a empresa Barraqueiro Oeste, na presença do Eng.º Tiago Octício, que sublinhou o compromisso de parceria com o Município, ao longo dos anos.

Laura Rodrigues aproveitou ainda, assinalando o Dia Europeu sem Carros – 22 de setembro, para enfatizar a importância da sensibilização dos mais novos para a temática da mobilidade suave, sustentável, tendo a este propósito realçado uma das iniciativas desenvolvidas pelo Município - as bicicletas partilhadas Agostinhas, que se encontram atualmente numa fase de reconversão.

O Município de Torres Vedras voltou a associar-se ao Dia Europeu sem Carros com várias atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público escolar, estando inserido na programação do último dia da 24.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, sob o tema “Mobilidade para Todos”. Para o efeito, foi interdita a circulação automóvel em parte da Rua Ana Maria Bastos, entre as 9h00 e as 17h00 daquele dia, onde foram dinamizadas atividades de enriquecimento curricular (“Um Dó Li Tá”, “Despertar”, Atividade Física e Música). Na iniciativa participaram um total de 307 alunos do 1º ciclo da Escola Básica da Conquinha e do Jardim de infância Conquinha I, do Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

A esta iniciativa associaram-se a Promotores, E.M., com a disponibilização das Mini Agostinhas, que permitiram aos mais novos aprender a pedalar; os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, com um stand de distribuição de eco-sacos domésticos e baldes para resíduos alimentares, promovendo a recolha seletiva de resíduos alimentares; e ainda a empresa BOLT, com a disponibilização de um stand com trotinetes e bicicletas elétricas, para demonstração e experimentação.

 

Publicado: 16.10.2025 - 10:04 horas
voltar ao topo ↑