Agenda
Teias & Odisseias (Teatro Mais Pequeno do Mundo)
Cem Palcos
Até 6 de julho 2024
|
18h00 às 20h00 | 22h00 às 00h00
Evento já ocorrido
Local: Largo Jaime Batista da Costa, Santa Cruz
Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365
E se a protagonista da Odisseia fosse Penélope?
Três mulheres, três artistas, três sereias, apresentam um espetáculo que é, na verdade, uma coletânea de sete pequenos espetáculos, “curtas” de teatro e música para um público de crianças, jovens, e adultos de todas as idades.
O palco para estas insólitas peças é uma pequena roulotte, também conhecida como: Teatro Mais Pequeno do Mundo. O que no exterior parece uma caravana antiga, no interior revela-se um verdadeiro teatro em miniatura com tudo o que um teatro deve ter: palco, plateia, primeiro balcão, performers e o mais importante de tudo o público.
A lotação máxima do pequeno teatro é de cerca de 20 lugares (dependendo do tamanho dos espectadores). A ação acontece dentro, mas também à frente, atrás e por cima da caravana.
As peças são criações originais que cruzam alguns episódios da Odisseia de Homero com figuras femininas históricas, aventureiras, viajantes e até espias. E, acima de tudo, com pensamentos de hoje.
Teias e Odisseias é feito de perguntas: O que é ser aventureira? Para que serve viajar? Como posso explorar a exploradora que há em mim? Porque é que às vezes somos obrigadas a viajar para outro sítio contra a nossa vontade? Porque é que temos saudades de casa? Como enfrentar os monstros que nos esperam na jornada? Quem é que parte e quem é que fica e porquê? O que contar aos outros sobre as nossas viagens e o que guardar só para nós?
Mais do que um espetáculo Teias e Odisseias é um espaço de debate, uma casa- -espetáculo, com as portas e as janelas sempre abertas a novas ideias, onde todos têm direito à palavra, a partilhar a sua opinião, a ensaiar as suas próprias aventuras, a tecer novas odisseias, com novas heroínas reais e imaginárias.
A partir da Odisseia, de Homero
Cocriação e Interpretação: Clara Spormann, Filipa Fróis, Maria Isabel Mendonça
Encenação: Graeme Pulleyn
Consultoria Artística e Pedagógica: MadalenaVictorino
Criação e Direção Musical: Ricardo Augusto
Figurinos, Cenografia e Adereços: Cláudia Ribeiro
Assistência de Figurinos, Cenografia e Adereços: Maria Eugénia Cavaggioni, Inês Margarida, Ana Pinto
Costureiras: Adelaide Castro e Alexandra Barbosa
Apoio à Cenografia: Vítor Freitas
Produção Executiva: Guida Rolo
Assistência de Produção: Ricardo Augusto
Assistência de Produção e Comunicação: Sílvia Duarte
Design Gráfico, Fotografia e Vídeo: Luís Belo
Assessoria de Imprensa e Conteúdos: Susana Morais
Estágios Curriculares: Diogo Costa e Joana Pereira
Produção: CEM Palcos
Parceria: Lavrar o Mar
Estrutura Financiada: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes Financiamento: Município de Viseu – Eixo Cultura
Apoio à Circulação: Teatro Municipal de Ourém, Teatro Municipal de Santarém Patrocínios: Fepsa, Lameirinho
Agradecimentos: Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, Museu do Linho de Várzea de Calde, Teatro Viriato, Brilhantina Vilar, Laura Filipe, Virgínia Maurício
Atividade Gratuita
Lotação: 20