O programa “Faz Parte – Torres Vedras Jovem”, promovido pelo Município de Torres Vedras, tem como objetivos incrementar a participação cívica dos jovens através do incentivo à prática do voluntariado, nos domínios do ambiente, associativismo, cultura e social, valorizando-se atividades de educação não formal.
Acresce a promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, através da ocupação saudável do seu tempo livre no mês de agosto, mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo-se competências de responsabilidade, entreajuda e solidariedade.
O programa destina-se a jovens residentes no concelho de Torres Vedras, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos.
Cada jovem estará limitado a uma experiência máxima de 2 semanas, durante o mês de agosto, desenvolvida em entidades promotoras de voluntariado no Concelho.
Os jovens participantes terão de frequentar uma formação inicial de voluntariado, beneficiando de um seguro durante a sua experiência, tendo ainda assegurado transporte e/ou garantia de pagamento dessa despesa. No final do programa será atribuído um certificado de participação.
Em 2024, o Programa “Faz Parte- Torres Vedras Jovem” não terá a sua habitual edição, uma vez que nos encontramos a testar um novo modelo de programa de voluntariado.
Assim, toda a informação acerca deste novo programa poderá ser consultada aqui.
3.ª Edição - 2023
Em 2023, o “Faz Parte- Torres Vedras Jovem” realiza-se no mês de agosto, distribuído por duas quinzenas de realização:
1.ª quinzena: 1 a 11 de agosto (dias úteis)
2.ª quinzena: 14 a 25 de agosto (dias úteis)
As inscrições estão limitadas ao máximo de 30 participantes e decorrem entre 1 e 23 de junho. A inscrição não garante a participação no programa, uma vez que haverá processo de seleção dos candidatos.
Inscrições:pij@cm-tvedras.pt ou no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude (entregar com a ficha de inscrição e os documentos solicitados)
Balanço 2.ª Edição - agosto 2022
Número de jovens voluntários: 12 jovens
Distribuição por quinzena: 7 jovens na 1.ª quinzena; 5 jovens na 2.ª quinzena
Distribuição dos participantes por área de voluntariado: Social - 5 | Cultura - 4 | Ambiente - 2 | Associativismo - 1
Média de idades dos jovens voluntários: 14,9 anos
N.º de jovens menores de Idade: 12
Distribuição de voluntários quanto ao sexo: Feminino - 6 | Masculino - 6
Freguesia de origem dos jovens voluntários: Santa Maria, São Pedro e Matacães; Silveira; Ventosa; Turcifal
Ocupação dos voluntários: estudantes
Entidades Promotoras de Voluntariado
- A Bolha - Teatro com Marionetas
- Centro Comunitário de Torres Vedras - CAT Renascer
- Centro Social de São José (Arneiros)
- Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras
- ESTUFA - Plataforma Cultural
- Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho
- Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras - Centro de Dia Joaquim Mendes
- IPA - Associação para a Promoção da Igualdade
Balanço 1.ª Edição - agosto 2019
Número de Jovens Participantes Selecionados: 36 jovens Média de Idades dos Jovens Participantes: 16,2 anos N.º de jovens menores de Idade: 25
Quanto ao Sexo Feminino: 25 Masculino: 11
Principal ocupação Estudantes
Distribuição dos jovens por quinzena 1ª Quinzena: 21 jovens 2ª Quinzena: 15 jovens
Distribuição dos jovens por Área de Voluntariado Social: 13 Ambiente: 12 Cultura: 7 Associativismo: 4
Entidades Promotoras de Voluntariado
A Bolha – Teatro com Marionetas Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Furadouro Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira Associação Incluir + Associação Sealand Santa Cruz Centro Comunitário de Torres Vedras – CAT Renascer Centro de Acolhimento de São Pedro (São Pedro da Cadeira) Centro Social e Paroquial de Silveira Centro Social e Paroquial de Torres Vedras Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras Hospital SOERAD Município de Torres Vedras (Festival Novas Invasões; Canil Municipal, Viveiros Municipais) Sociedade de História Natural
A final do Festival das Vindimas 2024 ocorreu no dia 11 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, destacando-se pela coroação de Inês Ferreira, da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, como Rainha das Vindimas de Torres Vedras que também ganhou o Prémio Traje Regional. (...)
O Orçamento Participativo (OP) de Torres Vedras vai financiar a implementação de 22 projetos propostos pelos munícipes do Concelho na sua 8ª edição. Os vencedores resultam do processo de votação que decorreu de 1 a 31 de outubro e a que estavam submetidos 48 projetos (...)
O Dia da Saúde Mental foi assinalado pela Câmara Municipal com a realização, no edifício do Centro de Educação Ambiental, de um conjunto de oficinas promovidas pelo Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude em que se abordaram fatores que influenciam o bem-estar psicológico e emocional. (...)
Cerca de 150 pessoas, de diferentes níveis etários, participaram na edição deste ano da atividade “Nova Onda – Caminhada Colorida”, a qual se realizou na tarde do passado sábado, dia 7 de setembro, na zona de Santa Cruz. (...)
No dia 3 de agosto realizou-se a atividade “Ver Santa Cruz Invisível”, que consistiu numa visita a locais emblemáticos da localidade. Tendo como ponto de encontro a Esplanada Antero de Quental, o percurso passou pelo Manel Bar, o pub mais antigo de Santa Cruz, e a Azenha de Santa Cruz, (...)
Os grupos de discussão constituem a segunda fase do Diagnóstico da Juventude e têm como objetivo ser um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e anseios dos jovens. De uma forma aberta, dinâmica e participativa, vamos aprofundar temas como a educação, o emprego, a habitação, a (...)
Competências profissionais são muito mais do que conhecimento. O termo refere-se às capacidades passíveis de aplicar esse mesmo conhecimento. Num mercado de trabalho exigente e competitivo, em constante mudança e evolução, destacar-se é cada vez mais difícil. Porém, não é (...)
Os grupos de discussão constituem a segunda fase do Diagnóstico da Juventude e têm como objetivo ser um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e anseios dos jovens. De uma forma aberta, dinâmica e participativa, vamos aprofundar temas como a educação, o emprego, a habitação, a (...)