Torres Vedras

Agenda

Sociedade Filarmónica Ermegeirense

Até 28 de julho 2023 | 22h00

Música Sociedade Filarmónica Ermegeirense

Evento já ocorrido

Local: Rua José Pedro Lopes, Santa Cruz

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

A música sai à rua!

No dia 28 de julho, às 22h00, assista ao concerto da Sociedade Filarmónica Ermegeirense, na Rua José Pedro Lopes, em Santa Cruz.

A Sociedade Filarmónica Ermegeirense (SFE) foi fundada no dia 5 de março de 1882, por habitantes da Ermegeira que pertenciam a uma banda filarmónica sediada na aldeia vizinha de Maxial. Posteriormente essa filarmónica terá sido relocalizada na Ermegeira para evitar as deslocações entre as duas aldeias.

A Sociedade Filarmónica Ermegeirense é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos.

Tem a missão de participar no desenvolvimento social e cultural da comunidade através dos valores da filarmonia e da cidadania participativa. Tem realizado projetos ambiciosos, procurando um ponto de equilíbrio entre a tradição e a inovação do universo filarmónico. A Banda da Sociedade Filarmónica Ermegeirense é constituída essencialmente por jovens músicos amadores que aprenderam a arte da música na escola que faz parte do projeto. Nos últimos anos, tem criado projetos para espetáculos específicos, com a direção de um maestro convidado. A Banda participa também numa temporada filarmónica tradicional, sobretudo durante a Páscoa e o Verão, acompanhado as romarias e as festas populares das aldeias vizinhas. Até 2015, a Banda da SFE foi dirigia pelo compositor e maestro Álvaro Vicente Reis. Débora Bessa é a diretora artística e pedagógica da Sociedade Filarmónica Ermegeirense e Fabion Marques, presidente da mesma. A Banda é constituída por aproximadamente 23 elementos e conta com cerca de 20 alunos na Escola de Música.


Atividade Gratuita


Filarmonias é um ciclo de concertos organizado, desde 2010, pela Câmara Municipal de Torres Vedra, com o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas Bandas Filarmónicas do concelho.

Bandas Filarmónicas participantes:

  • Banda de Música da Casa do Povo de Campelos
  • Banda da Juventude Musical Ponterrolense
  • Sociedade Filarmónica Ermegeirense
  • Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense
  • Sociedade Filarmónica da Ribaldeira
  • Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
Última atualização: 20.06.2023 - 18:15 horas
voltar ao topo ↑