Torres Vedras

Agenda

Fórum de debate coletivo: Mitologias de Declínio e Renovação

2ª Sessão | Visualidade em 2023

Até 5 de junho 2023 | 18h00 às 19h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Sob o título Mitologias de Declínio e Renovação, João Mateus, coordenador do projeto, propõe um conjunto de debates com o objetivo de discutir problemáticas do nosso tempo. O respeito pelo espaço que o humano ocupa, a utilização que faz dos recursos ou a forma como comunica entre si, são temas que atravessam a existência e que se pretende abordar com o contributo de artistas e investigadores, convidando toda a comunidade para o diálogo. Colocam-se à discussão questões como: que impactos têm a forma como comunicamos e transmitimos conhecimento? Que mitologias dominam a nossa realidade? Que mitologias precisamos para sobreviver? porque insistimos nas ideias de crescimento e expansão constantes?

 

2ª Sessão | Visualidade em 2023

O segundo encontro do projeto Mitologias de Declínio e Renovação encerra o primeiro núcleo dedicado às práticas artísticas e ao conceito de visualidade, e antecipa o próximo núcleo focado nos tópicos de reflexão histórica e responsabilidade transgeracional. Nesta sessão pretende-se pensar, em particular, o futuro da representação visual num momento em que as práticas artísticas deixaram de ser o principal agente de construção de uma visualidade. Que mitologias estamos interessados em criar em resposta (ou apoio) às mitologias que têm vindo a ser construídas ao longo do século XXI? E quem são hoje os agentes intervenientes na construção de visualizações e narrativas históricas?

Ana Bigotte Vieira
Ana Bigotte Vieira é professora, curadora e investigadora. Faz parte da equipa do Teatro do Bairro Alto como Programadora de Discurso. Leciona na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Licenciada em História Moderna e Contemporânea (ISCTE), especializou-se em Cultura Contemporânea (FCSH-UNL), e em Estudos de Teatro (UL). Foi Visiting Scholar na NYU de 2009 a 2012. É co-fundadora de baldio | Estudos de Performance e dramaturgista. O seu trabalho de investigação foca-se na relação entre experimentalismo nas artes e as transformações culturais e urbanas na segunda metade do século XX. A sua tese de doutoramento sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian recebeu uma Menção Honrosa Prémio Mário Soares 2016. Foi bolseira no projecto ERC TKB / Transmedia Knowledge Base for the Performing Arts. Traduziu vários autores dos quais se destacam Luigi Pirandello, Spiro Scimone, Annibale Ruccello, Giorgio Agamben e Maurizio Lazzarato.

 

Cristina Brito
Cristina Brito é Professora Associada do departamento de História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É também investigadora no CHAM. Doutorada em História (FCSH), Mestre em Etnologia (ISPA) e Licenciada em Biologia Aplicada a Recursos Animais (FCUL). É autora do livro ‘Humans and Aquatic Animals in Early Modern Africa and Americas’ que será publicado no final deste ano. A sua investigação foca-se na história ambiental marinha, na perceção local e global do mar, nas Histórias oceânicas e Atlânticas, relações entre humanos e não-humanos, o Antropoceno e as Blue Humanities. Autora de vários artigos científicos, Brito destaca-se por uma abordagem de investigação interdisciplinar, comparativa e transcultural. É  co-coordenadora do projeto 4-OCEANS: Human History of Marine Life (2021-2027), e principal coordenadora de dois projetos dos EEA Grants Bilateral Funds Initiatives.


Atividade Gratuita


A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras comemora 20 anos.

No intuito de celebrar esta data marcante, propõe-se um dia festivo e de partilha que conta com diversas atividades refletivas do seu percurso.

As artes visuais, a música e a arte performativa preenchem as salas de exposição e a Praça do Município, dando a conhecer alguns projetos artísticos com demonstrações, onde poderá não só participar como guardar uma memória desta experiência.

Última atualização: 30.05.2023 - 17:32 horas
voltar ao topo ↑