Agenda
Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – como garantir a sua sobrevivência
Até 14 de janeiro 2023
|
10h00 às 17h00
Evento já ocorrido
A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição, a proliferação de espécies exóticas e a escassez de água. Os rios do concelho de Torres Vedras albergam duas espécies nativas de peixes de água doce, uma delas endémicas do nosso país.
Este workshop é constituído por uma sessão teórica seguida de uma saída de campo ao rio Sizandro onde, recorrendo à técnica de amostragem científica por pesca elétrica, demonstrar-se-á na prática como se identificam as espécies de peixes de água doce que ocorrem neste concelho, quais as condições ecológicas ideais do seu habitat, quais as ameaças à sua sobrevivência e o que pode ser feito com vista à sua conservação.
Formadora: Carla Sousa Santos – bióloga, investigadora pós-doutorada do MARE/ISPA
Programa
10h00 – Receção dos participantes e breve enquadramento das atividades a desenvolver
10h10 às 13h00 - Sessão teórica
Breve história evolutiva dos peixes de água doce na Península Ibérica; taxonomia, biologia e ecologia das espécies; áreas de distribuição actuais; principais factores de ameaça à sobrevivência das espécies; conservação (abordagens in situ e ex situ); métodos e técnicas de amostragem científica.
13h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 17h00 - Sessão prática
Demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca eléctrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa. Identificação das espécies capturadas.
Inscrições: tvedras.pt/6l24n
Info: 261 314 163 | cea@cm-tvedras.pt
Parceria: Águas do Tejo Atlântico
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):