Torres Vedras

Publicações

Turres Veteras XIX -Os Portugueses na Grande Guerra - História e Memória

"O ano de 1914 ficará para sempre marcado, na história europeia e mundial, com a declaração de guerra da França ao império Austro-húngaro, vindo a proporcionar alterações significativas na conjuntura mundial, culminando com o declínio da Europa e a elevação dos Estados Unidos à condição de principal potência mundial.
Estava em curso a Grande Guerra! Garantir a continuidade das colónias em África, o compromisso de aliança com Inglaterra e a crença de que era imperativo entrar na guerra pelo progresso nacional, ao lado das democracias, foram os motivos que levaram Portugal, em 1916, na 2.ª fase da Grande Guerra, a integrar as forças aliadas, combatendo em África contra a Alemanha e as potências da Europa Central.
Também neste processo, Torres Vedras teve influência significativa, vendo partir mais de três centenas de seus concidadãos para combater em França e cerca de duas dezenas integraram as expedições que partiram para África.
Foram tempos difíceis, com fracos recursos materiais e económicos, mas foram tempos em que os nossos homens, Portugueses em geral e Torrienses em particular, estiveram na linha da frente a lutar pelos seus territórios e por aquilo em que acreditavam.
Em nome da Câmara Municipal de Torres Vedras, presto-lhes a justa e sentida homenagem, na certeza de que essa resiliência e capacidade de enfrentar “olhos nos olhos” as grandes dificuldades constituíram o maior legado que nos poderiam deixar. "

Carlos Bernardes (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras)


Data de edição: maio 2017

Edição: Município de Torres Vedras e Edições “Colibri”

Preço: 16,00 €

Da mesma coleção

voltar ao topo ↑