Torres Vedras

Publicações

Turres Veteras XIV – História da Saúde e das Doenças

"Trata-se de uma obra que compila um conjunto de estudos de diversos autores, convocando saberes díspares e interdisciplinares. Assim se apresenta este livro produzido pelos maiores especialistas, médicos e historiadores, sobre as questões da saúde e das doenças, desde o século XII até à atualidade.
Estudos que tratam das questões sanitárias, da higiene e da medicina, das medidas políticas, assim como das práticas assistenciais levadas a cabo nos hospitais e nas misericórdias com a intervenção dos poderes públicos, maioritariamente a partir do século XIX, quer na prevenção quer no combate às doenças.
Estudos que tratam igualmente das origens do ensino da enfermagem, da alimentação, da mortalidade e das suas causas, onde não falta uma abordagem à saúde, forma física e doença em Lord Byron, porque abordar a saúde e as doenças é, no fundo, abordar a vida nas suas mais diversas atividades, terminando com uma visão contemporânea, sobretudo das doenças raras, onde é possível testemunhar que grande parte do que somos se relaciona com o património genético que herdámos.
Estudos que abordam ainda as questões da saúde e das doenças em Torres Vedras, nomeadamente as práticas assistenciais promovidas pelos poderes públicos locais – a Câmara Municipal e a Misericórdia - e uma peste local, que ocorreu em 1795, na localidade de Ponte do Rol."


Data de edição: maio de 2012
Edição: Câmara Municipal de Torres Vedras, Edições Colibri e Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo “Alexandre Herculano”
Preço: 16,00 €

Da mesma coleção

voltar ao topo ↑