Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, pertencente ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com 100% dos alimentos de origem biológica. Pays des Condruses (Bélgica), Rosignano Marittimo (Itália), Trikala (Grécia), Troyan (Bulgária) e Vaslui (Roménia) completam os sete parceiros do projeto.

As boas práticas, baseadas na confeção e distribuição local das refeições biológicas, têm ainda em conta os produtos locais no que toca ao produtos frescos - tendo, o município francês uma exploração municipal com a capacidade de produzir cerca de 85% das necessidades de produtos hortícolas -, bem como várias medidas promotoras da educação alimentar saudável e sustentável para a comunidade escolar, destacando-se, por exemplo, a separação do desperdício alimentar após a refeição, como forma de promover a sua drástica diminuição. 

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º encontro transnacional, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reuniu os vários parceiros do projeto, incidindo em um dos oito módulos do projeto: 1 - Exploração Municipal; 2- Micro-Boas Práticas na Cozinha, 3 - Oferta e Procura de Produtos Biológicos, 4 - Governança Alimentar, 5 - Soberania Alimentar, 6 - Divulgação e Abertura ao Diálogo, 7 - Contratação Pública; 8 - Educação Alimentar. 

Em março de 2019, foi iniciada a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, ao nível das cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia da Cidade. O objetivo do Município é proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos, estando a avaliar as várias possibilidades no território. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund (ERDF), que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto, responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.



         

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Freguesia do Ramalhal vai ter uma nova escola básica

Freguesia do Ramalhal vai ter uma nova escola básica

16.06.2021

Foi na presença de vários alunos que decorreu hoje, 16 de junho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Escola Básica do Ramalhal. O novo equipamento, com capacidade para 231 alunos, agregará todas as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo da freguesia do Ramalhal. (...)

Imagem da Notícia Oferta formativa do Concelho apresentada aos alunos em eBook

Oferta formativa do Concelho apresentada aos alunos em eBook

15.06.2021

Os alunos do 9.º ano de escolaridade do Concelho receberam o eBooK “Agora Escolhe!” (link para o ebook), que dá a conhecer a oferta educativa disponível em Torres Vedras. Esta foi a solução encontrada pela Câmara Municipal de Torres Vedras para dar resposta à não realização do “Agora Escolhe! – Most (...)

Imagem da Notícia Espaço de jogo e recreio da Escola Básica Gaspar Campello vai ser requalificado
Imagem da Notícia Crianças do concelho celebram a Oeste Infantil em jogo de tabuleiro

Crianças do concelho celebram a Oeste Infantil em jogo de tabuleiro

02.06.2021

As crianças do concelho de Torres Vedras podem, agora, celebrar a Grande Festa da Criança – Oeste Infantil através de um jogo de tabuleiro. A Câmara Municipal de Torres Vedras produziu um jogo alusivo ao evento que foi distribuído no Dia Mundial da Criança, esta terça-feira. (...)

Imagem da Notícia Atribuída a primeira Bolsa de Criação Artística no âmbito do projeto
Imagem da Notícia Jardins de infância de Torres Vedras assinalaram Dia Internacional do Brincar

Agenda / Educação

Debate/Seminário
Oficina infantojuvenil

Paisagens coloridas

Biblioteca de Praia de Santa Cruz

14 de julho de 2021 | quarta

Ao olharmos à nossa volta contemplamos horizontes gigantescos, linhas infinitas, caminhos que se prolongam pelos diferentes planos da terra. Um pôr do sol que se reflete no mar e nuvens que se escondem nas montanhas. Vemos árvores que vão até ao céu e animais sem fim. Este espetáculo vivo (...)

Evento infantojuvenil

Inscrições para Tempo de Férias - Verão 2021

Vários locais

21 de junho a 21 de julho 2021

De 12 a 30 de julho há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas que vão animar as férias de verão dos mais novos. São 3 semanas de diversão! Esta iniciativa - de tipo não residencial - destina-se a crianças e jovens residentes/ou a frequentar o 1.º, 2.º e (...)

Oficina infantojuvenil

“Conecta a robótica com a tua criatividade”

Biblioteca de Praia de Santa Cruz

18 de agosto de 2021 | quarta

Esta atividade consiste na construção de um brinquedo-robô simples, um riquixó* (em inglês: rickshaw) com reutilização de materiais, que permite desenvolver a criatividade, noções de circuitos elétricos e manuseamento de componentes elétricos. Podes decorá-lo como mais gostares. Põe (...)

voltar ao topo ↑