Torres Vedras

Educação

O aumento dos poderes locais em matéria educativa tem vindo a tornar-se uma realidade quer em Portugal quer noutros Países da Europa e do Mundo.

Em Portugal, o envolvimento crescente dos municípios em matéria educativa decorre tanto da produção normativa, como das dinâmicas desenvolvidas localmente em parceria com escolas e outras instituições. Embora o quadro legal de referência seja comum a todos os municípios, temos consciência quer da grande diversidade de competências que cada município interpreta como suas quer das atividades que privilegia em função da estratégia de desenvolvimento local.

Torres Vedras assume o investimento na Educação, nas suas diferentes vertentes, como estratégico e prioritário para o município, consciente de que cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos são cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.

É com esta perspetiva que a Câmara Municipal de Torres Vedras continuará a grande tarefa de requalificação e ampliação do parque escolar concelhio, dotando a comunidade educativa de espaços e equipamentos de qualidade, adaptados a metodologias de aprendizagem mais consentâneas com o domínio das tecnologias de informação indispensáveis à sociedade atual.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a investir em programas, parcerias e projetos potenciadores do sucesso educativo dos alunos, da prevenção do abandono escolar e da exclusão, da educação para a saúde, para a segurança e para a cidadania, estabelecendo redes educativas e de recursos adequados para responder aos desafios que a sociedade, em cada momento, nos vai colocando.

É um desígnio e continuará a ser, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, manter em todo o momento, a disponibilidade incondicional para analisar e avaliar os problemas e procurar respostas e potencialidades educativas, no diálogo permanente com a comunidade educativa e com todos os parceiros locais.

Laura Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Alunos do Concelho conquistam os primeiros lugares em competições de Robótica
Imagem da Notícia Cerca de 900 alunos visitaram a mostra “Agora Escolhe!”

Cerca de 900 alunos visitaram a mostra “Agora Escolhe!”

17.05.2024

“Agora Escolhe!”, uma mostra de oferta formativa e orientação vocacional destinada a alunos do 9.º ano de escolaridade que frequentam estabelecimentos de ensino do Concelho, teve a sua oitava edição nos passados dias 8 e 9 de maio, no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições.. (...)

Imagem da Notícia Escola Básica da Maceira aprendeu com a ColorADD

Escola Básica da Maceira aprendeu com a ColorADD

14.05.2024

A Câmara Municipal de Torres Vedras, as Óticas-OCT e o Institutoptico, em parceria com a ColorADD, realizaram uma sessão de esclarecimento sobre o daltonismo junto dos professores e alunos da Escola Básica da Maceira no dia 9 de maio. (...)

Imagem da Notícia Voluntários seniores criaram horta escolar em São Pedro da Cadeira

Voluntários seniores criaram horta escolar em São Pedro da Cadeira

06.05.2024

No âmbito do “55+ Programa de Voluntariado Sénior“, elementos integrados no mesmo criaram recentemente uma horta na Escola Básica de São Pedro da Cadeira, tendo vindo a partilhar junto das crianças deste estabelecimento de ensino os seus conhecimentos relacionados com a agricultura. (...)

Imagem da Notícia Presidente da Associação Mundial para a Medicina de Catástrofe visitou o Medicina ULisboa
Imagem da Notícia Programa municipal animou a pausa letiva de Páscoa de muita “miudagem”

Agenda / Educação

Teatro infantojuvenil

“A Magia Acontece”

Mercado Municipal de Torres Vedras

19 de maio de 2024 | domingo

O Mercado Municipal de Torres Vedras tem muita magia! Venha participar neste teatro infantil e leve consigo, um bocadinho desta magia para sua casa. Juntos, vamos explorar a temática do Dia da Criança. (...)

Evento infantojuvenil

O Rei manda… Brincar na Cidade

Praça 25 de Abril

Praça 25 de Abril, Torres Vedras

24 de maio de 2024 | sexta

O Rei volta a mandar brincar na cidade! Todas as semanas “O Rei manda… Brincar na Cidade” proporcionará um espaço e um tempo de encontro para a brincadeira livre sem atividades orientadas, existindo apenas materiais soltos que possibilitam às crianças criar as suas próprias brincadeiras (...)

Debate/Seminário

Conversas com Pais & Filhos

Outro

Biblioteca da Escola Básica do Ramalhal

24 de maio de 2024 | sexta

A tecnologia está presente na vida das crianças e dos jovens com inúmeras vantagens para o seu desenvolvimento (por exemplo, na aprendizagem, na socialização, na exploração do ambiente, no contacto com a cultura, entre outros). Contudo, é importante refletir sobre os impactos negativos para (...)

Evento infantojuvenil

O Rei manda… Brincar na Cidade

Praça 25 de Abril

Praça 25 de Abril, Torres Vedras

31 de maio de 2024 | sexta

O Rei volta a mandar brincar na cidade! Todas as semanas “O Rei manda… Brincar na Cidade” proporcionará um espaço e um tempo de encontro para a brincadeira livre sem atividades orientadas, existindo apenas materiais soltos que possibilitam às crianças criar as suas próprias brincadeiras (...)

Mais

Inscrições - “Faz e Acontece – Experiências vocacionais em contexto laboral”

Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude

Todo o mês de maio 2024

Constituindo a ocupação de tempos livres dos jovens uma medida promotora para o seu desenvolvimento - enquanto indivíduos e seres coletivos - e acrescida a premência da criação de respostas para as faixas etárias dos 14 aos 20 anos durante o período das férias escolares, o projeto "Faz e (...)

Evento infantojuvenil

O Conselho das Crianças

Outro

Anfiteatro do Parque Verde da Várzea

1 de junho de 2024 | sábado

É uma atividade gratuita onde todos podem ser espectadores nesta Assembleia do Conselho das Crianças constituída por 18 alunos dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Torres Vedras. O  "Conselho das Crianças de Torres Vedras" adota uma abordagem que valoriza a autonomia e a voz das (...)

voltar ao topo ↑