Torres Vedras

Atelier dos Brinquedos

No Atelier dos Brinquedos, situado no Parque do Choupal, está patente a exposição "País dos Brinquedos", uma mostra generalista constituída por 170 brinquedos pertencentes ao espólio de cerca de 9.000 adquiridos em fevereiro de 2015 pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dizem que o País dos Brinquedos é habitado por estranhas geringonças, “coisas” feitas de lata, de madeira, de plástico, de ferro e de tecido. Mas os brinquedos só aparentemente são coisas fechadas nos seus limites, coisas com uma existência tridimensional que sublinha a sua realidade material, palpável e tangível, conseguida pela coesão que repousa nas suas dobras e encaixes, pregos, cola, parafusos, cavilhas e entalhes.

Esta pequena mostra de brinquedos é testemunho das práticas lúdicas da criança através do tempo e do espaço e eco da sociedade com os seus modos de vida, os seus progressos técnicos, as suas obsessões, representando por isso mesmo, a história da própria Humanidade.

Mas mais do que um desfile de objetos em armários, quisemos criar um espaço vivo, esperando que todos, crianças e adultos, sintam que os brinquedos são alimento para o pensamento, para o sonho e para o coração, funcionando ainda como a chave capaz de abrir horizontes que vale a pena viver.

Como qualquer coleção é uma entre outras formas de fazer uma autobiografia, contando aos outros não só a história dos brinquedos como a própria história de quem os escolheu, umas vezes cuidadosamente, outras por acaso, uns novos, outros completamente estropiados, riscados, partidos, compondo assim o retrato secreto de quem os possuiu, retrato que foi mudando com o passar dos anos da mesma forma que o rosto foi ganhando rugas.

E se bonecas, robots, carros, aviões, foguetões, barcos, soldadinhos e ursos de peluche começaram por reclamar o amor de quem os escolheu, colecionou, cuidou – Octávio Neves –, agora aqui expostos reclamam pelo amor de todos nós.

Vamos trazer novidades ao longo do tempo, ativar mais memórias e aguçar mais curiosidade e contaremos consigo para lembrar e partilhar as histórias dos brinquedos que fizeram a sua infância mais feliz.  


Contactos

Parque do Choupal, Torres Vedras
Telefone: 261 148 612
E-mailgaleria@cm-tvedras.pt

Horário de funcionamento

Terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00
Encerra nos dias: 1 de janeiro, domingo e terça-feira de Carnaval, domingo de Páscoa, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro.

 


voltar ao topo ↑