Município tem sensibilizado a população para a desmatação de terrenos

26.03.2018

O Município tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a população para o cumprimento voluntário das faixas de gestão de combustível.

De realçar nesse âmbito a realização de 15 sessões de esclarecimento nas várias localidades do concelho, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, em que participaram cerca de 900 pessoas. Estas sessões visaram esclarecer os proprietários sobre as exigências legais para a implementação das faixas de gestão de combustível, medidas de autoproteção em caso de incêndio, e os cuidados a ter no uso de fogo e maquinaria.

De referir também a distribuição de 42 mil folhetos de esclarecimento sobre esta temática; o envio de ofícios às paróquias a solicitar a colaboração na divulgação/alerta da necessidade da desmatação de terrenos na envolvente das edificações e das datas das mencionadas sessões de esclarecimento; e a realização de duas reuniões de trabalho sobre Prevenção Florestal com os presidentes de juntas de freguesia e funcionários respetivos, associações de produtores florestais, representantes de produtores florestais e Guarda Nacional Republicana.

Para além da dinamização das sessões de esclarecimento, técnicos do Município têm também efetuado deslocações de campo em conjunto com os presidentes de juntas de freguesia e Guarda Nacional Republicana para esclarecimentos individualizados a proprietários de terrenos e identificação de situações críticas. Nesse âmbito foram já prestados 120 esclarecimentos a proprietários e identificadas 250 situações. Refira-se também que o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal prestou cerca de 100 esclarecimentos telefónicos e por email acerca da temática da criação das faixas de gestão de combustível.

Para além das ações referidas, o Município já avançou com a constituição das faixas de gestão de combustível em torno da rede viária municipal e irá manter uma equipa dedicada em exclusivo a esse tipo de intervenções.

De salientar, também, que todos os presidentes de junta têm feito um enorme esforço no sentido de esclarecer e sensibilizar os proprietários de terrenos para o cumprimento voluntário das faixas de gestão de combustível.

Além destas ações, de referir que o Município desenvolve ao longo do ano várias outras de sensibilização que se encontram inseridas no Sistema Integrado de Segurança Florestal.

Última atualização: 13.02.2019 - 16:15 horas