Torres Vedras

Galardões “Eco-Freguesias XXI 2025” foram entregues em Torres Vedras

11.07.2025

Momento da alocução de José Archer

Torres Vedras voltou a ser o local escolhido para a cerimónia de entrega dos galardões do projeto “Eco-Freguesias XXI”.

Depois da Expotorres ter acolhido, no âmbito do Greenfest, em 2017, a primeira cerimónia de entrega de galardões do referido projeto, este ano foi o Teatro-Cine a receber essa cerimónia, o que aconteceu na tarde do passado dia 7 de julho.

Recorde-se que o projeto “Eco-Freguesias XXI” (cujo galardão é a respetiva Bandeira Verde), o qual é dinamizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, visa divulgar e distinguir as freguesias nacionais com melhores práticas de sustentabilidade. A avaliação que é efetuada no âmbito do projeto leva em linha de conta dez indicadores, que abrangem domínios como a educação ambiental, a participação pública, o apoio social, a promoção da mobilidade sustentável, a informação e comunicação, a proteção e restauro da biodiversidade e a gestão de espaços públicos e verdes.


 

De realçar da cerimónia de entrega dos galardões da edição de 2024/2025 do projeto “Eco-Freguesias XXI” o momento da homenagem realizada a Carlos Bernardes, a qual aconteceu, segundo a referida associação, devido à inspiração, dedicação e compromisso do anterior presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras para com a Sustentabilidade. Uma homenagem que foi levada a efeito com a exibição de um vídeo e a entrega de uma placa e de um documento à família de Carlos Bernardes (a qual esteve representada pelo irmão do mesmo, Hélder Bernardes).

Na sessão de abertura da cerimónia usou da palavra, em representação do Município, a vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que, na ocasião, aludindo à Encíclica Laudato Si do recém-falecido Papa Francisco, chamou a atenção para a premência de sermos cuidadores de uma casa comum, o que passa, numa escala mais local, pela ação dos autarcas, os quais devem ser agentes de desenvolvimento sustentável. Ainda na sua intervenção, Ana Umbelino relembrou que, há cerca de duas décadas, o Município elegeu a Sustentabilidade como divisa do seu projeto coletivo, tendo nessa sequência iniciado uma caminhada que teve como medida estruturante a criação do Centro de Educação Ambiental e como expoente a atribuição, em 2015, do galardão European Green Leaf a Torres Vedras.

Do programa da cerimónia de entrega dos galardões da edição de 2024/2025 do projeto “Eco-Freguesias XXI” fez parte, para além da sessão de abertura (em que usaram igualmente da palavra o presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, José Archer, o representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Jorge Neves, e o vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias, Nuno Gaudêncio) e do momento de homenagem a Carlos Bernardes, também uma apresentação sobre o projeto “Eco-Freguesias XXI” (levada a cabo pela coordenadora do mesmo, Margarida Gomes), uma mesa redonda de divulgação de boas práticas (em que a União das Freguesias de Carvoeira e Carmões esteve representada por Hélder Santos) e o momento de entrega dos galardões “Eco-Freguesias XXI 2025”. 

De referir que, das 134 autarquias distinguidas este ano no âmbito do projeto “Eco-Freguesias XXI”, duas são do Concelho, mais concretamente a União das Freguesias de Carvoeira e Carmões e a Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães (as quais foram distinguidas com o grau prata).

A cerimónia de entrega dos galardões da edição de 2024/2025 do “Eco-Freguesias XXI” foi organizada com o apoio da Câmara Municipal.


Publicado: 11.07.2025 - 15:32 horas
voltar ao topo ↑