Feira de São Pedro recebeu 233 mil visitantes em 2025
15.07.2025

Cerca de 233 mil visitantes passaram pela edição deste ano da Feira de São Pedro, que decorreu entre 26 de junho e 6 de julho, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras. Ao longo dos 11 dias do certame, torrienses e visitantes puderam ficar a conhecer a realidade económica do Concelho e da região, assim como usufruir de um programa direcionado a todas as gerações, num evento onde se enalteceu a tradição em conjunto com a inovação.
Comemorando este ano 732 anos, e cuja génese recorde-se, remonta ao ano de 1293, quando D. Dinis concedeu carta à feira da Vila de Torres Vedras, esta feira generalista contou com cerca de 350 expositores, distribuídos da seguinte forma: 52 no pavilhão Expotorres; 61 no pavilhão Multiusos; 50 na área descoberta; 83 no mercado tradicional; 33 no mercado de artesanato; 27 espaços de divertimentos e jogos; 30 espaços de comida e bebida, com 3 restaurantes; 10 tasquinhas e 5 bares.
Os três grandes concertos que tiveram lugar no Parque da Cerca de Santa Maria começaram no dia 4 julho, com Plutónio, que esgotou o recinto. No dia 5 julho, foi a vez de Carlão e, por fim, no dia 7 julho, os Xutos & Pontapés, que proporcionaram momentos inesquecíveis a todos os visitantes da Feira de São Pedro.
O Espaço Vinho nas Linhas teve os vinhos da região de Lisboa em destaque, contando com a presença de 14 produtores, com 41 referências de vinhos tinto, branco, rosé, espumante e licorosos, tendo resultado de uma parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a qual, já decorre há alguns anos.
O certame contou ainda com a presença da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), com um espaço dedicado à produção hortícola.
O Auditório Feira de São Pedro – Caixa Agrícola de Torres Vedras acolheu várias conferências, organizadas pela Agência Investir, que abordaram temas sobre agricultura, floresta e inovação.
De destacar a exposição “Torres Vedras: Um Concelho para Todos”, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que revelou a importância do território como sendo um concelho para todos, desde o nascimento e em todas as fases da vida. Esta exposição esteve patente junto à entrada do pavilhão Expotorres.
Refira-se que a Feira de São Pedro continuou a ser um Ecoevento Valorsul, assumindo cada vez mais o compromisso de redução do impacto ambiental e, por isso, houve um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos, óleos e resíduos alimentares, em que o valor monetário reverteu a favor de uma instituição local. De referir igualmente que foram dinamizadas ações de sensibilização antes e durante o evento, tais como: uma campanha junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida, com o intuito de sensibilizar a deposição seletiva de resíduos, através de uma distribuição de diferentes sacos; e esteve presente uma equipa de mochileiros que percorreu o recinto, para incentivar as práticas sustentáveis e aumentar a conscientização ambiental entre os visitantes da feira.
Ao nível das áreas de segurança e socorro, o evento contou com a presença da Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), e Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras, num espaço de dinamização e conhecimento das identidades que contou ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha de Torres Vedras. De destacar que a PSP voltou a marcar presença com a pulseira identificativa da campanha “Estou Aqui”, destinada a crianças dos 2 aos 15 anos e que consiste em uma pulseira com um código que identifica os dados da criança, numa base de dados, bastando apresentá-la a um adulto (polícia, militar, bombeiro, ou profissional de saúde), caso esta se sentisse perdida, ou necessitasse de ajuda.
A Feira de São Pedro é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres, E.M., e conta com o patrocínio oficial da Caixa Agrícola de Torres Vedras, tendo ainda como patrocinadores: Super Bock; Hotel Golf Mar; New Coffee; Água Vimeiro e o apoio de KPWorld e EcoEvento Valorsul.