Estabilização da arriba da praia da Assenta | Estudo e projeto

Fotografia da arriba da Praia da Assenta

O litoral do concelho de Torres Vedras integra uma parcela relevante do território costeiro, que importa preservar e defender através da aposta numa política de gestão sustentável.

A operação “Estabilização da arriba da praia da Assenta | Estudo e projeto” incidiu sobre a Praia da Assenta, na freguesia de São Pedro da Cadeira. Esta operação, cujo desígnio foi atuar sobre a proteção costeira em zonas de risco de instabilidade, foi constituída por uma ação que englobou duas componentes interligadas e com impacto sistémico no litoral torriense: estudo e projeto.

A dinamização do estudo e do projeto para a Praia da Assenta era urgente para gerir o risco neste local, que tem sido alvo de movimentos de massa de vertente e de queda de blocos, devido a fatores geodinâmicos e à ocupação desordenada e permanente de estruturas na crista e escarpa da arriba.

A componente de estudo incidiu sobre as zonas identificadas previamente como críticas e permitiu analisar e caracterizar geologicamente o local. A aplicação de técnicas de prospeção geotécnica permitiram efetuar o reconhecimento dos terrenos em profundidade. O estudo realizado suporta e fundamenta tecnicamente as soluções a adotar em cada zona identificada, que são apresentadas no projeto de execução (componente 2).

A concretização da operação “Estabilização da arriba da praia da Assenta | Estudo e projeto” permitirá, assim, intervencionar o local em benefício da proteção da sua linha de costa e do Porto de Pesca Local. A implementação, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, das soluções resultantes da ação proposta irá reduzir ou eliminar o risco associado à instabilidade das arribas e mitigar as suas possíveis consequências.

Pretendeu-se, com esta operação, alcançar os seguintes objetivos:

Objetivo 1: Antecipar, prevenir e minimizar o risco associado à instabilidade das arribas.

Objetivo 2: Preservar, conservar e valorizar a linha de costa do território de Torres Vedras.

Objetivo 3: Assegurar a fruição pública em segurança nas zonas costeiras.

Objetivo 4: Proteger e reabilitar os ecossistemas e os valores naturais.

NÚMEROS

Código do Projeto: POSEUR-02-1809-FC-000089

Data de Aprovação: 16-02-2021

Data de Início: 01-01-2021