Torres Vedras

Escola Básica de Sarge

Imagem do projeto da Escola Básica de Sarge

  • Designação da Operação: Escola Básica de Sarge
  • Código de Operação: CENTRO2030-FEDER-02145600
  • Beneficiário: Município de Torres Vedras
  • Local do investimento:Torres Vedras, Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
  • Investimento Total: 5.096.754,29 €
  • Apoio Financeiro da União Europeia: 584.258,59 €

 

Ficha de operação


A operação de financiamento visa concretizar a edificação da Escola Básica de Sarge, no concelho de Torres Vedras, destinada ao ensino do 1.º ciclo do ensino básico e a jardim de infância. O objetivo é dotar a freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães das melhores condições de ensino e aprendizagem e otimizar a rede de equipamentos escolares existentes. A intervenção enquadra-se na Prioridade 5A – Centro + Próximo, Objetivo RSO5.1 do FEDER, promovendo o desenvolvimento social, económico e ambiental integrado em meio urbano.

O novo edifício, localizado na Rua do Faceira, contará com quatro salas de aula (1.º ciclo), duas salas de atividades (jardim infantil), uma sala polivalente e uma biblioteca, com capacidade para 156 alunos.

Relativamente às soluções construtivas houve especial consideração com o caráter ecológico e sustentável das soluções construtivas adotadas. Uma das dimensões do enquadramento dos respetivos espaços foi precisamente a redução do impacto solar no conforto térmico, garantindo a iluminação natural destes, complementada com proteções solares exteriores sob a forma de lâminas verticais. Desta forma garantem-se níveis de iluminação confortáveis e impede-se a incidência solar direta, condicionando a temperatura dos espaços. Adicionalmente, a envolvente opaca do edifício é isolada termicamente com recurso a isolamento pelo exterior. Em complemento, o suporte de alvenaria para o isolamento é constituído por blocos térmicos. Assim garante-se e reforça-se o conforto térmico no interior, reduzindo a necessidade de recurso a meios artificiais de climatização.

O projeto tem em conta a inclusão de elementos que potenciam a eficiência energética do edifício através da utilização de painéis fotovoltaicos compostos por 56 módulos fotovoltaicos, contribuindo para a diminuição da produção de gases de efeito de estufa e uma redução dos custos energéticos.

Através da construção da Escola Básica de Sarge será possível melhorar as condições de ensino e de aprendizagem, considerando a disponibilização do acesso a equipamentos atualmente inexistentes, tendo em conta à atual perspetiva educacional que visa a redução do n.º de alunos por turma no 1.º ciclo de ensino básico, a universalização da educação pré-escolar e a existência de alunos com necessidades educativas especiais. Justifica-se assim a necessidade de criar uma oferta flexível e com capacidade de acolhimento acima da existente.

Este investimento concorre para a prossecução dos seguintes objetivos:

Objetivo 1: Aumentar a oferta da educação pré-escolar para corresponder à procura existente e ao objetivo de universalização do acesso à educação pré-escolar.

Objetivo 2: Melhorar significativamente as condições de ensino/aprendizagem considerando a disponibilização do acesso a equipamentos atualmente inexistentes (biblioteca com centro de recursos multimédia, quadros interativos em sala de aula, sala polivalente, refeitório, sala de atividade física, salas de atendimento aos encarregados de educação, espaço de recreio coberto, pavilhão desportivo, etc.).

Objetivo 3: Promover a integração deste equipamento na comunidade em que se insere.

Outros projetos financiados por CENTRO 2030:

Última atualização: 08.09.2025 - 17:12 horas
voltar ao topo ↑