Em tempo de pandemia a Câmara Municipal proporcionou “Sentir Cultura”

27.05.2021

Em tempo de recolhimento devido ao contexto pandémico verificado, a Câmara Municipal levou à população “Sentir Cultura”.

Tratou-se de um programa que proporcionou um conjunto de propostas de âmbito cultural, as quais foram disponibilizadas por meio da página de Facebook da Câmara Municipal e das de vários serviços municipais, entre os meses de fevereiro e abril.

De salientar dessas propostas aquelas com que se celebrou o 47.º aniversário da “Revolução dos Cravos”, mais concretamente: o ciclo de três tertúlias que relacionaram essa revolução com temáticas da atualidade de interesse para os jovens (promovido pelo Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude); a atividade de participação alargada “Os artistas dão respostas II” (promovida pela Paços - Galeria Municipal); o projeto “O meu olhar é livre”, o qual contou com a participação de alunos de arte do ensino secundário a frequentar a formação Academia Visual (resultado de uma parceria entre a Paços - Galeria Municipal e a EMERGE - Associação Cultural); a atividade “Cantos de Liberdade - Dizer poemas para celebrar abril” (resultado de uma parceria entre a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino e a Escola EB 2,3 de Freiria); e um conjunto de quatro obras artísticas inéditas, pensadas no âmbito da efeméride comemorada e produzidas para formato vídeo - Cidade Inacabada (com imagem e música original da dupla Guarda Rios), o concerto Intervenção (de Ruben Monteiro), a peça de dança contemporânea Under Construction (concebida e interpretada por Paulina Bedkowska, Katarzyna Paluch e Leon Stille) e A descaminho da Liberdade, projeto que alia a palavra e a imagem em forma de intervenção (de Andresa Soares).

Outros espetáculos (de música, teatro e dança) foram proporcionados por meio do programa “Sentir Cultura”, sendo de referir alguns como o concerto comemorativo do Dia Europeu da Música Antiga/336.º aniversário de J.S. Bach (levado a cabo por Sofia Cosme e Daniel Oliveira), o concerto LUZES!, CAMERATA! AÇÃO! (da Camerata Vocal de Torres Vedras), o espetáculo de dança/música Desfrutemos o delicado instante em que ela muda de vontade (levado a cabo por alunos da Escola de Dança Movimento e da Escola Luís António Maldonado Rodrigues) e as peças de vídeo-dança Lockdown Performances (apresentadas pela Performact).

De referir também do programa “Sentir Cultura” a transmissão de filmes, de entrevistas a personalidades do mundo artístico e de documentários, bem como de um vasto conjunto de atividades pedagógicas proporcionadas pela Biblioteca Municipal, pela Fábrica das Histórias, pela Paços - Galeria Municipal, pelo Museu Municipal Leonel Trindade e pelo Teatro-Cine.

Mais do que uma programação cultural exaustiva, o programa “Sentir Cultura pretendeu manifestar-se enquanto projeto de resiliência artística e cultural e visou a criação, em tempo real, de novas possibilidades em torno das práticas culturais.

Última atualização: 31.05.2021 - 12:24 horas