COVID-19: Comissão Municipal de Proteção Civil fez balanço das medidas prevenção

03.04.2020

Imagem da Proteção Civil de Torres Vedras.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras reuniu esta sexta-feira, 3 de abril, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, de forma a traçar um balanço das medidas de prevenção adotadas para fazer face à pandemia causada pela doença COVID-19. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, deu início à reunião, a que se seguiu a chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Marta Rodrigues, que apresentou um balanço das medidas adotadas no concelho.

Logo no início de março, o Plano de Contingência Interno do Município foi aprovado, seguindo-se a ativação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal. Em estreita colaboração com o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, tomaram-se as primeiras medidas para reduzir os riscos de exposição e contágio no dia 11 de março.

Apesar de não existir, até então, nenhum caso confirmado no concelho, a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência de forma preventiva, a 12 de março. No mesmo dia foram ainda lançadas recomendações de saúde à população, seguidas pelo reforço das medidas de prevenção que foram tomadas ao longo de todo o mês.

Os primeiros quatro casos de COVID-19 no concelho de Torres Vedras foram confirmados a 19 de março. Nesse mesmo dia tiveram início os trabalhos de desinfeção de ruas e espaços públicos em todo o concelho.

Destaque-se que a articulação dos meios de resposta no território permitiu converter os pavilhões do Sporting Clube de Torres e do Externato de Penafirme em “hospitais de campanha”, cada um com capacidade de 40 camas, que se encontram preparados para dar resposta caso a evolução da situação assim o exija. Mais tarde, também o Pavilhão Multiusos da Expotorres foi adaptado pela Promotorres para receber um “hospital de campanha”.

Neste momento, o concelho conta com duas Áreas Dedicadas COVID-19, uma no Centro de Saúde de Torres Vedras e outra no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras, assim como um centro de testes à COVID-19 no Centro de Educação Ambiental, no Parque Verde da Várzea.

Feito o balanço do trabalho de prevenção desenvolvido até ao momento e tendo em conta a evolução da situação epidemiológica, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras decidiu adotar as seguintes respostas:

1. Preparação de um plano municipal de apoio às famílias, empresas e associações do Concelho.

2. Disponibilização e preparação do Aeródromo Municipal de Torres Vedras para utilização por parte dos serviços de saúde e Proteção Civil, na sequência da disponibilização de um dos hangares e das aeronaves do Aeroclube de Torres Vedras para missões como patrulhamento, deslocação de profissionais de saúde, de equipamento hospitalar ou de medicamentos, entre outros.

Já a 7 de abril, a Proteção Civil de Torres Vedras decretou o encerramento ao público do Aeródromo Municipal, exceto para voos estatais (Chefes de Estado e Governo), da Proteção Civil, Humanitários, MEDEVAC e outros voos considerados excecionais pela entidade gestora do Aeródromo.

3. Ativação da Pousada de Juventude de Santa Cruz para responder a necessidades de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação confirmada de COVID-19.

4. Adaptação do Pavilhão Multiusos da Expotorres para acolhimento de utentes de lares e outras instituições, em caso de necessidade. O pavilhão tem a capacidade total de 31 quartos individuais, balneário e espaço de refeições. Também o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal ficará disponível para este fim, tendo capacidade de 80 camas.

Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada.

[Notícia atualizada às 19h13 de 8/4/2020]

Última atualização: 08.04.2020 - 19:21 horas