Biblioteca Municipal assinalou efemérides

05.05.2023

Imagem da iniciativa

A Biblioteca Municipal assinalou recentemente efemérides relacionadas com a sua atividade.

Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de abril) este serviço municipal dinamizou um alargado conjunto de iniciativas, sendo de realçar das mesmas a “Noite entre os Livros”, por meio da qual foi proporcionado a crianças (cada uma acompanhada por um adulto) passar uma noite na Biblioteca Municipal (de 22 para 23 de abril), usufruindo do espetáculo A Princesa e a Ervilha (interpretado por Tânia Clímaco e Cátia Reixa), de momentos de karaoke/discoteca e de leitura em família. Já no período da manhã de 23 de abril, os participantes na iniciativa tiveram ainda a oportunidade de exercitaram-se numa aula de yoga (dinamizada por Filipa Alípio) e de assistirem à contação da história A loja de todas as histórias (realizada por técnicas do serviço educativo da Biblioteca Municipal).

A “Biblioteca Humana” foi outra iniciativa com que a Biblioteca Municipal assinalou o Dia Mundial do Livro. Realizada no espaço desse serviço municipal, por meio de um conjunto de sessões dinamizadas por Salomé Abreu durante o mês de abril (nos dias 5, 12, 19 e 29), esta iniciativa levou pessoas da comunidade (com idades entre os 19 e os 77 anos) a reescreveram a sua história, para, posteriormente, a partilharem.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro levadas a cabo pela Biblioteca Municipal realizaram-se ainda as seguintes iniciativas: a representação do espetáculo Andante (DES)Concertante, dirigida a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, no dia 19 de abril, no Teatro-Cine; a apresentação do livro Entra na Caixa, Lobo Mau!, pelas respetivas autoras (Clara Cunha e Natalina Cóias), no dia 1 de abril, na Biblioteca Municipal; a oficina “Histórias pescadinhas de rabo na boca”, orientada por Tânia Clímaco, que proporcionou a construção de um livro-objeto em família, no dia 15 de abril, também na Biblioteca Municipal; um espetáculo de narração de contos e interpretação de cânticos de tribos nativas da América do Norte, denominado Iná Makhá, apresentado por Cândida da Luz, no dia 21 de abril, igualmente na Biblioteca Municipal; uma sessão de contação para bebés, baseada no livro Queres brincar comigo?, que aconteceu no dia 29 de abril, também neste último espaço; e uma Feira do Livro Solidária, que teve lugar no dia 15 de abril, igualmente na Biblioteca Municipal.

De referir também que, igualmente relacionado com as comemorações do Dia Mundial do Livro, bem como ainda com as do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), a Biblioteca Municipal organizou, no seu espaço, no dia 21 de abril, o “XIV Abraço de Contos - Encontro de Contadores de Histórias”, tendo nas três sessões da iniciativa participado alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Já para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 de março), foi proporcionado, na Biblioteca Municipal: a exposição Um Poema, Um Rosto (da autoria dos alunos do Curso Profissional Técnico de Ação Educativa da Escola Secundária Madeira Torres, sob orientação do professor Marques da Silva), entre os dias 4 de março e 1 de abril, na qual se abordou a obra de Fernando Pessoa por meio da Expressão Plástica; a instalação/exposição Era uma vez…Poesia (concebida por Patrícia Chaves Duarte), nos meses de março e abril; e a atividade “Era uma Vez… Brincar com a Poesia” (dinamizada por Patrícia Chaves Duarte e pelo serviço educativo da Biblioteca Municipal), no dia 11 de março.

Refira-se que em todo este conjunto de iniciativas contabilizou-se um total de 553 participações.

Última atualização: 08.05.2023 - 11:11 horas