“Abril, mês da Saúde” teve a sua quinta edição

10.05.2023

Imagem da realização de rastreios

Um vasto conjunto de ações descentralizadas na área da Saúde, mais concretamente aulas abertas de atividade física, sessões de (in)formação, encontros, exposições, avaliações, rastreios e recolhas de sangue, foi proporcionado gratuitamente durante o transato mês no âmbito da 5.ª edição do evento “Abril, mês da Saúde”.

Contribuir para a capacitação na área da Saúde da população do Concelho, favorecer o nível de literacia em Saúde da mesma, melhorar o seu controlo sobre a sua saúde, e, aumentar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar são, recorde-se, os objetivos deste evento, que é resultado de uma parceria alargada, coordenada pela Câmara Municipal, e que envolveu este ano 24 entidades (públicas, privadas e de solidariedade social).

Parte das ações da edição deste ano do “Abril, mês da Saúde” tiveram lugar em contexto escolar e envolveram um total de 1.034 alunos, tendo essas ações se centrado na temática da atividade física, na (in)formação sobre saúde oral, na promoção da alimentação saudável, e, também, na realização de rastreios.

Já das ações destinadas à comunidade em geral enquadradas na 5.ª edição do “Abril, mês da Saúde”, salientam-se algumas sessões de (in)formação,  nomeadamente: “Felicidade, rotinas para famílias felizes”, “Conversas sobre a Intervenção Precoce na Infância”, “Quintas-feiras com Saúde Mental em Torres Vedras”, “Reconciliação com a medicação - cuidados a ter com os medicamentos”, “Avançar sem quebrar - Prevenir para o impacto das fragilidades na qualidade de vida, bem-estar e segurança dos seniores” e “Diabetes, hipertensão e hemodiálise: como prevenir?”.

De referir ainda, da edição deste ano do “Abril, mês da Saúde", a realização de três exposições no Mercado Municipal, da responsabilidade do Centro Hospitalar do Oeste: A Descoberta da Radiação X e o seu uso na Medicina, Unidade de Hospitalização Domiciliária – 3 anos a levar o Hospital a Casa do doente, e, Percurso Cirúrgico – O que saber: antes, durante e pós cirurgia. Tratou-se de mostras que se constituíram como um contributo significativo para a aproximação da população aos serviços públicos de saúde e à temática da Saúde, com especial ênfase nos profissionais dessa área.

Última atualização: 11.05.2023 - 11:35 horas