Torres Vedras

1.ª Conferência Happy Schools em Torres Vedras refletiu sobre felicidade na escola

12.02.2025

happy school

Realizou-se em Torres Vedras, no dia 7 de fevereiro, a 1ª Conferência Happy Schools - Torres Vedras Cidade Educadora, um encontro que reuniu um encontro que reuniu cerca de 500 elementos da comunidade educativa, docentes e não docentes. A conferência teve como principais objetivos a reflexão e a partilha de práticas sobre o tema da felicidade na escola, abordando questões como a importância das competências projetivas na educação para a felicidade, como as escolas podem promover o bem-estar; as condições e obstáculos para as escolas felizes, a transformação das escolas em comunidades de felicidade e de responsabilidade social e o uso de ferramentas de psicologia positiva para o bem-estar na escola.

Na abertura do evento, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou que "a ideia de happy schools é simples, mas profunda, tratando-se de criar um ambiente escolar que promove, não só a aprendizagem, mas também o bem-estar de todos aqueles que trabalham ou estudam na escola. Sabemos que um aluno feliz é um aluno que aprende melhor, que se sente mais motivado e que desenvolve uma visão positiva de futuro". Por sua vez, Natália Espírito Santo, diretora-geral do Instituto Universitário Atlântica, reforçou a importância do conceito happy school da UNESCO, que convida a repensar a escola num formato de educação mais centrado no ser humano. Lídia Miguel, vice-presidente da Assembleia Geral da Direção da Associação Happy Schools Portugal, sublinhou que "uma escola feliz torna as pessoas felizes e pessoas felizes transformam o mundo".

Durante a manhã, o professor Jorge Humberto Dias, diretor científico da conferência,  abordou o impacto positivo de uma metodologia focada na felicidade na educação, destacando os seus benefícios, como maior sucesso escolar, aumento da concentração dos alunos e um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo. Foram ainda apresentados exemplos práticos para desenvolver competências projetivas com os alunos, algo que, segundo o orador, é determinante para o futuro académico e pessoal dos estudantes. Durante a tarde, decorreram workshops com temas centrais como "Transformar escolas em comunidades de felicidade e de responsabilidade social" e "Ferramentas de psicologia positiva para o bem-estar na escola". Também se realizou uma mesa redonda sobre projetos locais alinhados com o modelo happy school da UNESCO.

A conferência foi encerrada pela presidente da Câmara Municipal, que reafirmou o compromisso de tornar este evento anual.

Desde 2011 que Torres Vedras faz parte da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, integrando a Comissão de Coordenação desde 2015 e coordenando o Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora desde 2021. Dado que o brincar está intrinsecamente ligado à felicidade, a Conferência Torres Vedras Cidade Educadora de 2025, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras,  foi uma oportunidade para docentes e não docentes do Concelho conhecerem e aprofundarem a cultura happy school.

Última atualização: 13.02.2025 - 11:02 horas
voltar ao topo ↑