Torres Vedras

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2015-2019 pretende operacionalizar a nível local e municipal as regras preconizadas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), em especial no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de junho, na sua atual redação e legislação complementar, no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) (Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2006, de 26 de maio) e nos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDDFCI).

O PMDFCI assenta em cinco eixos estratégicos de atuação: aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência dos incêndios, melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, recuperação e reabilitação dos ecossistemas e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. Este Plano define a política e as medidas para a DFCI, a médio e a longo prazo, particularmente através da prevenção, sensibilização, vigilância, deteção, supressão e de coordenação de meios e agentes envolvidos perante a eventual ocorrência de incêndios, para os quais define objetivos e metas, a sua calendarização, orçamentação, e respetivos indicadores de execução e desempenho.

A implementação do PMDFCI, com um horizonte de planeamento de cinco anos, irá permitir desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de diminuir o número de ocorrências, bem como a área afetada pelos incêndios florestais. Trata-se de um plano de caráter obrigatório, conforme o disposto no número 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, e constitui um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, pré-supressão e reabilitação de áreas ardidas, que visam concretizar os objetivos definidos no PNDFCI.

A elaboração do PMDFCI é sustentada nas características específicas do território, nomeadamente as decorrentes da sua natureza urbana, periurbana ou rural e das funções dominantes desempenhadas pelos espaços florestais. É neste contexto que é operacionalizada e implementada a estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a nível do Município, com os vários instrumentos de gestão a nível local, regional e nacional.

O PMDFCI é constituído por:

  • Caderno I – Diagnóstico (informação de base);
  • Caderno II – Plano de Ação;
  • Caderno III – Plano Operacional Municipal.

Consulte aqui  os documentos que dão forma ao PMDFCI.

O PMDFCI foi aprovado pelo ICNF em 13 de abril de 2015. A sua elaboração, execução e atualização tem carácter obrigatório, conforme indicado no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, e uma vigência de cinco anos, sendo que pode ser revisto sempre que justifique. De salientar que o Caderno III – Plano Operacional Municipal tem de ser elaborado anualmente.

A disponibilização da informação geográfica constante no PMDFCI, sempre que necessário (nomeadamente para projetos de arborização e trabalhos académicos), deve ser requerida ao Gabinete Técnico Florestal através do e-mail gtf@cm-tvedras.pt, justificando os fins a que se destina, ficando condicionada a diferimento.

O ICNF, I.P. disponibiliza uma aplicação para consulta de informação referente aos PMDFCI de cada município, que permite o acesso facilitado às peças públicas e alguma cartografia associada.


Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia 12 praias do concelho de Torres Vedras receberam Bandeira Azul

12 praias do concelho de Torres Vedras receberam Bandeira Azul

29.04.2021

A Bandeira Azul vai ser hasteada em 12 praias do concelho de Torres Vedras, durante a próxima época balnear. As praias distinguidas com o galardão são: Azul, Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul. (...)

Imagem da Notícia Conferência marca o início do projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”
Imagem da Notícia Torres Vedras pretende atingir neutralidade carbónica em 2030

Torres Vedras pretende atingir neutralidade carbónica em 2030

19.04.2021

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes anunciou recentemente que Torres Vedras está a trabalhar para atingir a neutralidade carbónica em 2030, antecipando em 20 anos a meta estabelecida pela União Europeia. (...)

Imagem da Notícia Bluefest: Santa Cruz acolhe evento dedicado à economia azul

Bluefest: Santa Cruz acolhe evento dedicado à economia azul

07.04.2021

Santa Cruz vai acolher a primeira edição do Bluefest, uma conferência que pretende promover a transição para uma economia azul. “A ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável” é o tema central do evento, que está marcado para dia 5 de maio. (...)

Imagem da Notícia Mais de 8 mil plantas cedidas à população nos Viveiros Municipais
Imagem da Notícia Torres Vedras conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

Torres Vedras conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

22.03.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras reforçou a aposta na gestão florestal e prevenção de incêndios, com a constituição de uma nova equipa de Sapadores Florestais e a aquisição de um estilhaçador. A apresentação da equipa decorreu hoje, 22 de março, na Mata do Convento do Varatojo. (...)

Agenda / Ambiente

Formação

Um jardim para a vida selvagem

Plataforma online

12 de maio de 2021 | quarta

Neste workshop irá conhecer como pode tornar o seu jardim mais adequado a atraír vida selvagem. Iremos falar dos vários grupos que podem ocorrer em jardins e pequenos espaços verdes e abordar vários projetos de investigação para os quais é possivel contribuir com registos de espécies em (...)

Formação

Detergentes ecológicos - ESGOTADO

Plataforma online Zoom

15 de maio de 2021 | sábado

No dia 15 de maio, entre as 10h30 e as 13h00, decorrerá o workshop "Detergentes ecológicos" através da plataforma online Zoom. Neste workshop irá aprender a fazer sabão para loiça e roupa, detergente da roupa e spray limpa vidros. Nota: Os participantes terão de levantar o kit com os (...)

Formação

Histórias da Falcoaria

Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

15 de maio de 2021 | sábado

Esta atividade serve para conhecer de perto uma arte milenar que viu a sua importância e valor serem reconhecidos ao ser elevada pela UNESCO, em 2016, a Património Imaterial da Humanidade - a Falcoaria. Terão oportunidade de conhecer um pouco da sua história e das aves que nos acompanham. (...)

Evento

Feira de Ciência & Tecnologia - Vem experimentar!

Torres Vedras LabCenter

15 de maio de 2021 | sábado

No dia 15 de maio, entre as 14h00 e as 17h30, decorrerá a "Feira de Ciência & Tecnologia - Vem experimentar!", no Torres Vedras LabCenter. Uma feira de ciência dedicada ao som, onde é possível fazer várias experiências científicas e atividades de programação e robótica. Nota: A (...)

Oficina infantojuvenil

Vamos criar um piano robótico

Torres Vedras LabCenter

15 de maio de 2021 | sábado

Nesta atividade serão construídos instrumentos musicais com reutilização de materiais com um pequeno circuito elétrico (pilha, interruptor e motor) para realizarem som autonomamente. Esta oficina permite desenvolver a criatividade e noções de pequenos circuitos elétricos. (...)

Formação

Compostar é valorizar

Plataforma online

19 de maio de 2021 | quarta

No dia 19 de maio, às 21h00, decorre uma sessão teórica com os conceitos básicos da compostagem doméstica. Os participantes terão direito a receber um compostor doméstico para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido na sessão. (...)

voltar ao topo ↑