Torres Vedras

Exposições

Exposição

"Oleandras", de Ana Biscaia, Liliana Lourenço, Paula Delecave e Rachel Caiano

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

21 de setembro a 22 de fevereiro 2025

Descemos as escadas e a resistência não acaba.  As quatro artistas intervêm na sala das oficinas de um modo muito particular e farão companhia durante um largo período de tempo, mas este é um tempo específico: em 2024 celebra-se os 50 anos do 25 de Abril.    “Oleandras” são (...)

Exposição

"Oleandras", de Ana Biscaia, Liliana Lourenço, Paula Delecave e Rachel Caiano

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

21 de setembro a 22 de fevereiro 2025

“Oleandras” é uma coleção de narrativas autobiográficas de autoras que usam a imagem como forma primordial de escrita. O crescimento, a constituição de identidade e a procura de um lugar no mundo são temas centrais destas narrativas reais contadas na primeira pessoa. As obras inauguram (...)

Exposição

Entre espaços e sombras

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

14 de setembro a 1 de dezembro 2024

A exposição “Entre Espaços e Sombras” apresenta um conjunto de formas inspiradas no espaço natural e, como o ceramista, Bodega, predispõem-se a capturar as suas essências cruas. Na utilização do barro, veículo condutor da sua imaginação, manuseia e constrói peças singulares com o (...)

Exposição

Ana Hatherly | Poeta chama Poeta

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

11 de setembro a 1 de dezembro 2024

A exposição Ana Hatherly. Poeta chama poeta apresenta um conjunto de obras de Ana Hatherly (Porto, 1929 – Lisboa, 2015) pertencente à Coleção de Serralves que permite reconhecer as linhas de investigação artística fundadoras do seu singular percurso em torno da plasticidade da (...)

Exposição

Exposição do 13º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz

Aguarela

1 a 15 de setembro 2024

Entre 1 e 15 de setembro, o espaço Aguarela, em Santa Cruz, apresenta os trabalhos realizados durante o 13.º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz // 2024. O Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz é um evento de recorrência bienal, cuja curadoria está ao cargo do (...)

Exposição

Sobre a Luz

Aguarela

16 a 31 de agosto 2024

A luz quando materializada numa obra de pintura atribui-lhe ambiente e atmosfera. Sugere um envolvimento na cena e produz sensações no observador. Nesta exposição, João Casaca apresenta obras que representam diferentes lugares com foco na temática da luz e sombra. Através da sua técnica de (...)

Exposição

Exposição Prémio Camões

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

1 de agosto a 28 de setembro 2024

O Prémio Camões, instituído em 1988 por Portugal e pelo Brasil, com vista a estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da língua portuguesa, é o prémio de maior prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é (...)

Exposição

Água e cor

Aguarela

12 de julho a 15 de agosto 2024

Num mergulho profundo entre o céu azul e sombras lânguidas, a exposição “Água e cor” convida a uma viagem pelas obras de Arnalda Maia. Inspirada pelas palavras de Eugénio de Andrade “só isso: o céu azul, a sombra lisa, o livro aberto. E algumas palavras, poucas, ditas como por (...)

Exposição

25 dias para a liberdade

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

6 de julho a 31 de agosto 2024

“25 dias para a Liberdade consiste em 25 dias que foram ilustrados com conquistas e significados partilhados comigo por pessoas que acompanham o meu trabalho. Porque a Liberdade conquistada em Abril permite que hoje se possa participar e dar opinião com esta facilidade, que isso seja visto como (...)

Exposição

Curtas-metragens infantis “Batalhão em Força”

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

2 a 31 de julho 2024

Exibição dos filmes sobre o tema  “Resistência”, resultantes do desafio para a construção de curtas metragens infantis designado por “Batalhão em Força”, promovido pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino em colaboração com o Serviço Educativo "Quero ser cientista". (...)

Exposição

“Mãe Nossa no Oceano”

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

26 de junho a 26 de julho 2024

Exposição composta por imagens e textos, que pretendem revelar a beleza do Oceano e a destruição de que é alvo, pelo comportamento irresponsável do ser humano. Os textos presentes nesta exposição, da autora Ana Filomena Amaral, pretendem despertar consciências para a preservação dos (...)

Exposição

"Sombras e Luzes: O Quotidiano da Comunidade Cigana de Torres Vedras”

Mercado Municipal de Torres Vedras

25 de junho a 21 de julho 2024

No âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa Cigana, a 24 de junho, o Município, em parceria com o Mercado Municipal, irão assinalar a data através da Exposição "Sombras e Luzes: O Quotidiano da Comunidade Cigana de Torres Vedras", reforçando a continuidade na promoção da inclusão (...)

Exposição

O Círio das memórias

Parque da Ermegeira

22 de junho a 31 de dezembro 2024

No âmbito do projeto Eixo Diagonal, o Observatório de Nuvens do Parque da Ermegeira, acolhe uma exposição de memórias da população da união de freguesias de Maxial e Monte Redondo. Convidamos os transeuntes a visitar este percurso de nuvens que deambulam pelo Parque da Ermegeira em (...)

Exposição

“Com quantos fios se tece uma rede?” | Os 20 anos da Rede Social de Torres Vedras

Claustro do Convento de N. Srª da Graça

22 a 30 de junho 2024

“Com quantos fios se tece uma rede?” foi simultaneamente o mote e a pergunta de partida que reuniu, durante vários meses, os membros constituintes da Rede Social de Torres Vedras, com vista a refletir sobre os seus 20 anos de existência e todo o trabalho desenvolvido. Através de etapas (...)

Exposição

Sou Quem Não Sou

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

19 de junho a 27 de julho 2024

Iniciada em 2019, a Academia Visual, um projeto da EMERGE — Associação Cultural em coprodução com a Paços – Galeria Municipal, apresenta uma exposição que resulta da 5.ª edição deste projeto de educação artística. Esta exposição resulta da participação ativa de jovens com (...)

Exposição

Arte do Cartoon

Foliateca, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

16 de junho a 30 de setembro 2024

“Arte do Cartoon” é uma exposição da autoria de José Sanina com alguns dos seus trabalhos realizados ao longo do tempo como cartoonista. Estará em exposição na Foliateca, a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade, a partir do dia 16 de junho até 30 de setembro.  José (...)

Exposição

Tons do Brasil: O quotidiano em cores e formas.

Aguarela

15 de junho a 11 de julho 2024

Explore as nuances vívidas e a poesia do quotidiano brasileiro através dos olhos do artista aguarelista Carlos Avelino, na exposição “Tons do Brasil: O Quotidiano em Cores e Formas”. Nesta coleção envolvente, Avelino captura a essência única de diversos locais do Brasil, revelando a (...)

Exposição

Exposição "3 tempos"

Centro de Educação Ambiental

7 de junho a 30 de agosto 2024

Esta exposição reúne um conjunto de desenhos que são registos  visuais e cronológicos em 3 tempos. Outono, inverno e primavera.  Estes trabalhos fazem parte de uma atividade de continuidade  dirigida a turmas de Arte do ensino secundário “ As árvores são os braços que seguram o (...)

Exposição

Pinturas de Abril

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Até 31 de agosto

Pinturas antigas que resistem ao tempo, na sua forma e nas suas ideias e pinturas novas, de renovado olhar para o tempo de agora. Para evocar a construção dos 50 anos de democracia e para lembrar que criar em liberdade é um ato tão necessário como era antes de ser um direito, para lembrar que (...)

Exposição

Exposição Fotográfica: "Portugueses Ciganos: Realidades, diversidades e pluralidades”

Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude

Até 30 de junho

O Projeto INSCHOOL (Inclusive Schools: Making a Difference for Roma Children” ) é um projeto conjunto do Conselho da Europa e Comissão Europeia que tem como foco principal a construção de políticas de Educação Inclusiva e práticas pedagógicas inovadoras para todas as crianças, inclusive (...)

Exposição

No coração da minha infância

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Até 31 de julho

A exposição “No coração da minha Infância” é a mostra das narrativas literárias e visuais resultantes do trabalho de projeto anual, com o mesmo título, promovido pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em colaboração com o Clube Sénior, e que foi vencedor do Prémio (...)

Exposição

Fanzines Portugueses

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 21 de junho

O movimento de fanzines de banda desenhada teve o seu início em Portugal no início da década de 70, do século passado e beneficiou de algum abrandamento da censura, após o afastamento de Salazar em 1968, que se acentuou após a sua morte em 1970. O gosto pela leitura da BD e o desejo de (...)

Exposição

50 anos da Revolução

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Até 31 de julho

Nesta exposição reúnem-se várias maletas pedagógico-artísticas que celebram os 50 anos da revolução de Abril, realizadas pelos alunos, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, da Universidade Lusófona de Lisboa, no ano letivo de 2022/23. Estes objetos tomam como referência a (...)

Exposição

Os jornais como atores políticos: o 25 de Abril na Imprensa Portuguesa

Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras

Até 28 de junho

A exposição, com curadoria de Álvaro Costa de Matos, mostra a forma como a imprensa portuguesa noticiou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o derrube da ditadura do Estado Novo pelo Movimento das Forças Armadas, agora num quadro de ausência de censura. A par da televisão e da rádio, a (...)

Exposição

Permissão para brincar

Atelier dos Brinquedos

Até 13 de outubro

Através desta mostra de fotografias e alguns dos brinquedos que integram a coleção municipal, estabelece-se uma ponte numa narrativa visual que destaca a evolução das brincadeiras permitidas numa época de opressão. Os visitantes podem testemunhar a inocência e a criatividade que definiram o (...)

Exposição

A TODAS AS MULHERES PORTUGUESAS

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Até 22 de junho

No ano em que se comemoram os 50 anos da queda de um regime caracterizado pelo autoritarismo, censura e repressão política, a exposição “A TODAS AS MULHERES PORTUGUESAS” conta com a colaboração do Arquivo Municipal de Lisboa e do Arquivo dos Museus e Monumentos de Portugal, num  espólio (...)

Exposição

“És livre como um pássaro?”

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 31 de dezembro

Instalação no âmbito da 6ª edição de Torres Vedras – Cidade dos Livros, subordinada ao tema “Resistência”, em coprodução com as Bibliotecas Escolares da Escola Básica da Conquinha e da Escola Básica Carlos Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Madeira Torres. O pássaro como uma (...)

Exposição

Exposição 25 anos da Sociedade de História Natural de Torres Vedras

Centro de Educação Ambiental

Até 10 de setembro

A exposição “25 anos da Sociedade de História Natural de Torres Vedras” permite partilhar com a comunidade a o trabalho desenvolvido pela Sociedade de História Natural (SHN) e proporciona uma viagem no tempo até à era dos dinossauros. Nesta exposição, serão apresentados fósseis de (...)

Exposição

Era uma vez… Ilustradores Torrienses

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 30 de junho

“Era uma vez…” é uma instalação dinâmica e em constante transformação, na qual são expostas várias obras literárias, principalmente infantis, subordinadas a uma temática. Neste “Era uma vez…” serão destacados vários ilustradores torrienses que dão cor e alma às histórias. (...)

Exposição
Exposição

“Recomeçamos, não nos rendemos”, de Afonso Cruz

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Até 31 de julho

“Tudo, mesmo o inconcebível, deve tornar-se possível», escreveu Rilke. É nesse lugar que se situa a humanidade, na eterna luta por algo melhor, por uma sociedade mais justa. Devemos ao presente uma posição crítica precisamente porque devemos ao futuro a esperança. Recomeçamos, não nos (...)

Exposição

Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Até 5 de março 2025

Ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares, foi em 1923 que se realizou a primeira receção ao Rei Carnaval na estação ferroviária de Torres Vedras, protagonizada por Álvaro André de Brito que acompanhado pela comitiva régia seguiu em cortejo satírico pela então vila. A (...)

Exposição

Vir Dolorum: A Emoção na Arte da Oficina de Óbidos

Museu Municipal Leonel Trindade

Até 25 de junho

A exposição “Vir Dolorum: A Emoção na Arte da oficina de Óbidos” é a justa celebração de uma obra singular e inigualável. Trata-se da única pintura conhecida da oficina de Óbidos de tão particular temática, pertencente ao Convento do Varatojo. Todo o resplendor da pintura Vir (...)

Exposição

Respirar a plenos pulmões

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Até 31 de julho

Com base no desafio “Respira”, alunos do Externato da Póvoa Penafirme e seniores do projeto Clube Sénior apresentam a instalação “Respirar a plenos pulmões” que sublinha o tema anual da programação da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em 2023 - “Respirar”. (...)

Exposição

Carnaval em realidade virtual

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Em permanência

Este núcleo pretende oferecer ao visitante uma viagem pelo Carnaval de Torres Vedras em realidade virtual, através de imagens captadas durante o Carnaval de 2023. O Carnaval tem um programa extenso que se inicia com o Corso Escolar, o Baile Tradição e a Chegada e a Entronização dos Reis (...)

Exposição

Santa Cruz Anos 20

Azenha de Santa Cruz

Em permanência

Esta exposição retrata os “loucos anos 20” do século XX em Portugal e na Europa do pós I Guerra Mundial com uma prosperidade económica que trouxe um certo bem-estar social, inovações tecnológicas e transformações socioculturais. A crescente afluência populacional e a construção de (...)

Exposição

A Azenha na Vida de Santa Cruz

Azenha de Santa Cruz

Em permanência

Na exposição permanente podemos conhecer a história do edifício e como evoluiu a sua função até chegarmos ao século XXI em que a Azenha foi preservada. Em 2004 foi alvo de uma intervenção histórica e arqueológica após a qual se seguiram obras de reabilitação. Em 2009 reabriu como (...)

Exposição

53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Em permanência

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho é um espaço que pretende apresentar de forma envolvente, inovadora e interativa a história da modalidade do ciclismo e todas as suas variantes, bem como prestar homenagem à incontornável personalidade de Joaquim Agostinho. A exposição 53:11 Esforço e (...)

Exposição

Um Outro Lado da Bicicleta

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Até 31 de julho

A bicicleta surge no contexto nacional na segunda metade do século XIX enquanto um meio de mobilidade relacionado com uma estrutura social hierarquizada, burguesa e industrial. Na exposição Um Outro Lado da Bicicleta convocam-se os usos da bicicleta no território urbano internacional, nacional (...)

Exposição

Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Em permanência

Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade é a exposição permanente do Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras. O Carnaval é uma manifestação cultural celebrada em vários pontos do mundo. As suas celebrações apresentam traços comuns, mas também uma vasta diversidade que resulta (...)

Exposição

Santa Cruz - Passeio dos Poetas

Azenha de Santa Cruz

Em permanência

Fonte de inspiração secular, a Praia de Santa Cruz serviu de inspiração a diversos corações, entre os quais Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, que se deixaram embalar pela melodia do mar e contagiar pelo mais belo sol poente, compondo admiráveis textos poéticos, marcando para (...)

Exposição

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras: do Holocénico (10.000 a.C. até ao presente) do vale do rio Sizandro; da fortificação calcolítica do Zambujal (III milénio a.C.); da evolução do sitio do Zambujal até aos nossos dias; da descoberta do (...)

Exposição

O País dos Brinquedos

Atelier dos Brinquedos

Em permanência

"Os brinquedos são a memória e ainda são mais do que isso: os brinquedos sobrevivem à memória." Dizem que o País dos Brinquedos é habitado por estranhas geringonças, “coisas” feitas de lata, de madeira, de plástico, de ferro e de tecido. Mas os brinquedos só aparentemente são coisas (...)

voltar ao topo ↑