Agenda
Orquestra Chinesa de Macau
Concerto
Até 19 de julho 2014
|
21h30 às 23h00
Evento já ocorrido
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 4 anos
ORQUESTRA CHINESA DE MACAU
A Orquestra Chinesa de Macau (OCHM), fundada em 1987, é uma orquestra profissional atualmente sob tutela do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
O repertório da orquestra cobre uma amplitude de géneros musicais, que vão desde as melodias tradicionais a composições chinesas contemporâneas, que exploram e desenvolvem a arte da “sinfonização” da música popular. Com o objetivo de criar um repertório único e um estilo próprio, a orquestra dedica-se, em particular, à apresentação de obras que expressam ascaracterísticas musicais e culturais de Macau, resultantes da fusão das culturas chinesa e ocidental.
Exercendo uma atividade regular em Macau, através da apresentação de uma temporada de concertos anual, a Orquestra tem marcado presença assídua no prestigiado Festival Internacional de Música de Macau e no Festival de Artes de Macau.
A Orquesta Chinesa de Macau alargou o seu público ao efetuar em dezembro de 1988 a sua primeira digressão a Portugal. Desde então, tem atuado regularmente no estrangeiro de onde, para além de Portugal, se destacam atuações na Bélgica e na Índia. Em novembro de 1994, integrou as ações de Macau nas comemorações de Lisboa 94 – Capital Europeia de Cultura, e emjunho de 1998, apresentou-se em dois concertos integrados na EXPO’ 98 em Lisboa, nos quais colaborou com Rui Veloso e com o guitarrista Pedro Caldeira Cabral, entre outros artistas convidados.
A Orquestra realizou inúmeras atuações em diversas cidades da China como Pequim, Xangai,Wuhan, Hefei, Guangzhou, Foshan, Xiamen, entre muitas outras. Participou como representante de Macau em diversos eventos de relevo, dos quais se destacam o Festival de Artes e Cultura de Chongqing em 2007, os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, as Celebrações Comemorativas do 60.o Aniversário da Implantação da República Popular da China e a Expo 2010 em Xangai.
Ao longo de mais de duas décadas a Orquestra Chinesa de Macau tem colaborado com numerosos solistas famosos, de onde se destacam nomes como Vivian Choi, , Yu Qiwei, Min Huifen, Siu PakIong, Liu Dehai, Wong On Yuen, Yu Xunfa, Rão Kyao, Dulce Pontes, Rui Veloso, Jiang Kemei, GongYi, Song Fei, Ma Xiaohui, Hu Songhua, Zhang Ye, Xue Ke, Zhang Gaoxiang, Chen Zuohui, TangJunqiao, Yan Jie Min, Guo Fengnu, Xiang-dong Kong, Pedro Joia, Pedro Caldeira Cabral, FrancesYip, Kátia Guerreiro, Ala dos Namorados, Yu Hong Mei, Paula Tsui, Yu Kuizhi, Adam Cheng, JennyYan, Deng Jiandong, Li Chuanyun, Lily Chen, Zhang Xinhua, Yang Nalin, Miro, Soler, Carlos do Carmo, Custódio Castelo, entre muitos outros.
Programa:
1. Impressões de Macau (*) de Zhao Jiping
2. Lilau de Macau Junção, de Rão Kyao / Arr. Kuan Nai Chung
3. O Jardim após a Chuva para Liuqin e Orquestra de Su Wenqing e Zheng Cuiping
Liuqin: Wei Qing
4. Rapsódia para Erhu e Orquestra, N.o 1 de Wang Jianmin
Erhu: Liu Xinran
5. A Rota da Seda Sinfonia de Música Tradicional de Jiang Ying
Intervalo (15 minutos)
6. O Galope de Xie Peng
7. Noite Bela de Liu Tianhua / Arr. Liu Chenchen
8. Flor de Jasmim de Liu Wenjin
9. Dança da Minoria Yao de Liu Tieshan e Mao Yuan / Arr. Peng Xiuwen
Participação especial de Maria Ana Bobone na interpretação de (**):
10. Auto Retrato de Rodrigo Serrão e Maria Ana Bobone
11. Fado Xuxu de Amadeu do Vale e Frederico Valério
12. José Embala o Menino – Popular
13. Nós as Meniñas de Pero Viviães e Alain Oulman
14. Marião – Popular
15. Senhora do Almortão - Popular
16. Noite de Santo António de Raul Ferrão e Norberto Araújo
Orquestra Chinesa de Macau
Maestro: Pang Ka Pang
Liuqin: Wei Qing
Erhu: Liu Xinran
Voz: Maria Ana Bobone
Guitarra Portuguesa: Sandro Costa
Viola de Fado: André Teixeira
Contrabaixo: Rodrigo Serrão
(*) Obra encomendada para a Orquestra Chinesa de Macau
(**) Orquestração por Li Bochan
Maestro Pang Ka Pang
Maestro de Primeira Classe a nível nacional (China) e beneficiário de um subsídio do Conselho de Estado, Pang Ka Pang é membro permanente do conselho da Associação de Músicos da China e da Sociedade Orquestral das Nacionalidades da China. Atualmente desempenha os cargos de DiretorArtístico e Maestro Principal da Orquestra Chinesa de Macau e de outros agrupamentos musicais, nomeadamente do Teatro de Ópera e Dança da China, da Orquestra Chinesa da Radiodifusão da China, da Orquestra Sinfónica Oriental da China e Orquestra Chinesa do Oriente.
Formado pelo Departamento de Composição e Direção de Orquestra do Conservatório Central de Música, o premiado Pang Ka Pang foi o único jovem maestro asiático a ser convidado a frequentar a 35.a Master Class Internacional Kirill Petrovich Kondrashin na Holanda em 1996, na qual estudou com Sir Edward Downes e Peter Eötvös e ganhou um prémio. Em 1997, foi escolhido para participar na Master Class Internacional de Maestros em Kiev, na Ucrânia, na qual estudou com os maestros de renome mundial Gustav Meier, Mandi Rodin, Robert Kogut e Roman Kaufman, tendo-se classificado em primeiro lugar.
Em 2002, sob a batuta de Pang Ka Pang, a Orquestra Chinesa da Radiodifusão da China apresentou o “Concerto de Música Chinesa” no auditório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, com grande sucesso. Em abril do mesmo ano, Pang Ka Pang dirigiu concertos numa digressão na Alemanha – que incluiu as cidades de Berlim, Potsdam, Dresden e Hannover – assim como em Bruxelas, na Bélgica, para comemorar o 30.o aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Alemanha.
Em 2003, Pang Ka Pang tornou-se Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra Chinesa de Macau. No mesmo ano, recebeu o Prémio Especial de Direção de Orquestra na 4.a edição dos “Prémios Disco de Ouro” da China.
Após dirigir a Orquestra Chinesa da Radiodifusão da China no Concerto do Ano Novo Chinês em 2000, realizado pela primeira vez no Wiener Musikverein em Viena, na Áustria, Pang Ka Pang foi convidado em 2003 a dirigir no mesmo local a mundialmente famosa Orquestra Nacional de Ópera da Áustria, apresentando um programa de música tradicional chinesa. O sucesso desta atuaçãoabriu um novo capítulo na história da música sinfónica chinesa. Mais tarde, Pang Ka Pang viria a dirigir, durante 12 anos consecutivos, uma série de orquestras de renome mundial no WienerMusikverein, causando grande sensação. Pang Ka Pang, que domina uma variedade de estilos, é um maestro dotado com um profundo conhecimento e uma interpretação única da música ocidental e chinesa.
O jornal austríaco Kurier refere entusiasticamente: “Pang possui o estilo de regência de ambosSeiji Ozawa e Ricardo Mutti”. Devido à sua significativa contribuição para a música, Pang KaPang foi considerado um dos Dez Melhores Jovens Notáveis da China.
Em março de 2013, Pang foi admitido na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien, uma instituição conhecida por formar maestros de reputação mundial, para aprofundamento dos seus estudos de ópera europeia, sob a orientação do renomado professor Konrad Leitner.
Wei Qing
Wei Qing é atualmente chefe de naipe de liuqin da Orquestra Chinesa de Macau, docente da Escola de Música do Conservatório de Macau e membro do Conselho de Liuqin da Associação da Música Orquestral Nacional da China.
Iniciou a sua formação musical no Conservatório de Música de Shenyang sob orientação da Professora Zhou Changhua. Prosseguiu depois os seus estudos no Conservatório Central de Música em Pequim, onde foi orientada por Zhang Xinhua, artista de renome na China.
Ganhou o Prémio de Excelência na categoria de Profissionais de Zhongruan no 1.o Concurso de Instrumentos Tradicionais a Solo e o Prémio de Ouro na categoria profissional juvenil na 1.a edição do Concurso de Liuqin de Pequim.
Enquanto representante da nova geração de talentosos instrumentistas de liuqin Wei Wingcolaborou com diversas orquestras tendo sido muito elogiada pela imprensa.
Liu Xinran
Nascida em Heilongjiang, Liu Xinran iniciou os estudos de erhu aos sete anos de idade tendo alcançado resultados notáveis ao longo do período da sua formação musical e recebido numerosas bolsas de estudos. Estudou sob a orientação de célebres educadores entre os quais o Prof. YanJiemin (executante de erhu) e o Prof. Li Heng (executante de banhu). Formou-se pelo Departamento de Instrumentos Tradicionais do Conservatório Central de Música em Pequim emjulho de 2007 com a classificação de excelência.
Em 2005, associou-se à Orquestra Chinesa Juvenil da China com a qual atuou em numerosos eventos de larga escala, incluindo o Concerto “Quatro Grandes Concertos”, o 55º Aniversário do Conservatório Central de Música, o Festival de Arte Moderna, o Festival Internacional de Música, a 1ª Semana de Música Orquestral Chinesa e outras atividades de intercâmbio com numerosos grupos nacionais de música tradicional. Foi convidada pela CCTV em numerosas ocasiões para participar em gravações da referida orquestra.
Em 2009, Liu Xinran tornou-se membro da Orquestra Chinesa de Macau com a qual atuou em numerosos eventos de prestígio, incluindo o Festival de Artes de Macau, o Festival Internacional de Música de Macau e sucessivas digressões nacionais (China) e no estrangeiro.
Maria Ana Bobone
Fadista e pianista, é uma das mais consagradas artistas da sua geração.
Após seis discos editados e incontáveis apresentações nas maiores salas portuguesas, Maria AnaBobone é também convidada regular de inúmeros Festivais e Salas de Espetáculo no mundo inteiro.
Aliando uma abordagem inovadora que lhe é característica a um profundo respeito e conhecimento das tradições mais antigas, do seu trabalho tem resultado o constante enriquecimento e alargamento das fronteiras do Fado.
Sandro Costa
É reconhecido como um dos novos "virtuosos" da Guitarra Portuguesa. Sendo um dos mais requisitados músicos da atualidade, participa constantemente em espetáculospelo mundo inteiro. Artista criativo por excelência, faz parte do elenco de músicos do mítico Café Luso, no Bairro Alto.
André Teixeira
É natural do Porto e iniciou aos treze anos o seu percurso enquanto violista. Auto-didata, na década de 90 atuou em diversas casa de fado. Tem marcado presença em espetáculos de fadistas das mais antigas às recentes gerações, bem como acompanhado os maiores mestres vivos da guitarra portuguesa.
Rodrigo Serrão
Músico, produtor, compositor e letrista, é reconhecido como uma referência entre os seus pares. Ao longo dos últimos 15 anos participou em mais de uma centena de gravações discográficas e acompanhou em palcos do mundo inteiro os maiores artistas Portugueses, em sucessivas colaborações das quais se destaca agora o seu trabalho com Maria Ana Bobone.
Duração aproximada de 100 minutos, incluindo um intervalo de 15 minutos
Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5
Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 18h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo
Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras