Torres Vedras

Agenda

Inauguração da Exposição | Pintura Antiga de Torres Vedras (Séc. XVI-XVIII)

Em permanência | 16h00

Exposição Pintura Antiga de Torres Vedras

Local: Museu Municipal Leonel Trindade

Com o objetivo de apresentar ao grande público a riqueza patrimonial do concelho de Torres Vedras, nos domínios da Pintura Antiga, o Museu Municipal Leonel Trindade apresenta, a partir de setembro, uma exposição de longa duração intitulada "Pintura Antiga de Torres Vedras (Séc. XVI-XVIII)".

Reunindo e reapresentando, em novos espaços recuperados para o efeito, toda a coleção de pintura a óleo sobre madeira e sobre tela, dos séculos XVI a XVIII - que é de referência à escala nacional, enriquecida com exemplares provenientes do Convento da Graça (em depósito de longa duração), e com outros exemplares (cedidos por empréstimo), esta exposição integra ainda, com propósitos de contextualização, núcleos dedicados à escultura em pedra, em terracota e em marfim, e à pintura sobre cerâmica (azulejaria).

A exposição divide-se em seis núcleos: no primeiro, essencialmente documental, mostra-se a distribuição, no território do Concelho, dos mais relevantes exemplares de Pintura Antiga, agrupados por paróquias e pelas principais igrejas e conventos.

No segundo, apresentam-se três importantes conjuntos retabulares da primeira metade de Quinhentos: os da Igreja de Santa Maria do Castelo e o da antiga Ermida do Amial, com sugestão da reconstituição de ambos, e o do antigo Convento de Santo Agostinho, na Várzea.

No terceiro núcleo, aproveitando os elementos arquitetónicos manuelinos e renascentistas integrados no espaço expositivo, apresentam-se exemplares de escultura funerária e de estatuária daqueles períodos, e ainda, pintura retabular sobre madeira, da segunda metade do século XVI e dos inícios do século XVII.

O quarto núcleo é dedicado à azulejaria proveniente do Concelho, tanto a do século XVI – com notáveis exemplares da técnica de corda seca, como a do século XVII – com originais painéis que pertenceram à Quinta de Santo António da Cadriceira.

No quinto, apresentam-se pinturas sobre tela, de temática religiosa, dos séculos XVII e XVIII.

Finalmente, no sexto núcleo, mostram-se belos exemplares de escultura indo-portuguesa, em marfim, e de escultura devocional, em terracota.“

O comissário da exposição e coordenador científico do catálogo é Fernando António Baptista Pereira, professor catedrático jubilado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, profundo conhecedor da Pintura Antiga do Concelho.

 


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 15.09.2025 - 10:45 horas
voltar ao topo ↑