Torres Vedras

Agenda

Mesa redonda “Livrarias, lugares de resistência”, com livrarias independentes

21 de abril de 2024 | domingo | 16h00 às 18h00

Debate/Seminário /assets/upload/agendagrupos/agenda-cidade-dos-livros-2024/agenda-cidade-dos-livros-2024.jpg

Evento já ocorrido

Local: Igreja de Santiago, Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência

Para esta mesa redonda são convidadas 3 livrarias independentes, que irão testemunhar as suas “Histórias de Resistência”, face aos acontecimentos mais recentes (Pandemia Covid 19), e a muitos outros fatores da sua existência, partilhar os desafios com que se deparam no seu dia-a-dia, as estratégias de incentivo à promoção do livro e da leitura que cada uma delas adota para chegar aos públicos enquanto mediadoras da leitura, e promotoras do livro como um bem comum.

Livraria Culsete (Setúbal)

A Culsete é uma livraria independente fundada em 1973 e situada no coração da cidade de Setúbal. De âmbito generalista, tem uma oferta diversificada e de qualidade, com enfoque na literatura, poesia, artes e infantojuvenil, a qual abrange uma variedade de chancelas editoriais incluindo também as das pequenas editoras de cariz independente.

Em complemento à oferta dirigida à leitura, a Culsete tem um espaço que serve como galeria de arte, acolhendo exposições de diferentes áreas artísticas, bem como uma oferta variada de oficinas de saberes.

 

Livraria It’s a Book (Lisboa)

A It’s a Book é uma livraria especializada numa seleção curada de livros ilustrados, de origem nacional e internacional, cujo objetivo é celebrar e disponibilizar o melhor do melhor da edição de livros ilustrados.

Livraria Arquivo (Leiria)

A Arquivo iniciou atividade como livraria tradicional, em 1978. No formato atual, a livraria saiu do coração e mente da livreira Alexandra Vieira que, em 2000, associou à venda do livro um espaço de produção e fruição cultural. Fruto do trabalho de duas gerações da família Vieira, a Arquivo é hoje uma referência nas livrarias independentes portuguesas e um ícone das letras, da cultura e da cidadania ímpar na região de Leiria.

 

Nota biográfica

Natural de Torres Vedras, Ana Aranha é realizadora de programas de rádio na Antena 1, do Grupo RTP, Ana Aranha é Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi docente de Iniciação ao Jornalismo no ensino secundário, tendo ingressado na Antena 1 em 1986. Nesta estação, dedicou especial atenção à história e à cultura portuguesas dos séculos 19 e 20.

Entre 2006 e 2011, foi responsável pelo programa “À Volta dos Livros”, Prémio Pró-Autor da SPA, em 2011.

Em 2017 ganhou o prémio "Jornalismo Direitos Humanos & Integração" na Categoria de Rádio, com o programa “Calar, nunca”, uma série sobre violência doméstica. Este galardão é atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. 

Para assinalar os 40 anos do 25 de Abril, realizou as séries “No Limite da Dor- a Tortura nas Prisões da Pide”, “Memórias do Exílio” e “Histórias Clandestinas”, transmitidas na Antena 1.

As duas primeiras foram publicadas em livro pelas Edições Parsifal, em coautoria com Carlos Ademar.

Para a Sociedade Portuguesa de Autores, realizou o ciclo de entrevistas “Lugar dos Novos”, publicado em livro pela Editora Guerra e Paz e coordenou a edição de “As mulheres e a Cultura”. Em 2023, também com a SPA e a mesma editora, foi publicado o livro “Censura, o Lápis Azul do Silêncio”, um conjunto de entrevistas que realizou e coordenou.

No Museu do Aljube Resistência e Liberdade, fez dezenas de entrevistas a resistentes e antifascistas, no ciclo “Vidas Prisionáveis”, entre 2015 e 2019.

 

Oradores: António Alves, (It’s a Book); João Nazário, (Livraria Arquivo); Rita Siborro (Livraria Culsete)

Moderação: Ana Aranha (Jornalista)


Atividade Gratuita


Última atualização: 17.04.2024 - 11:39 horas
voltar ao topo ↑