Torres Vedras

Agenda

Livros à Conversa - Comunidade de Leitores

Sessão dedicada a Natália Correia

16 de março de 2024 | sábado | 16h00

Leitura Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

O Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, foi instituído em 1999 pela UNESCO.

O dia comemora a “diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação”, celebrando também os poetas e os leitores de poesia.

Este ano, para evocar a data, a Biblioteca Municipal dedica uma sessão de “Livros à Conversa | Comunidade de Leitores” a um dos incontornáveis vultos da poesia e da cultura portuguesa: Natália Correia.

São muitos os aspetos que distinguem Natália Correia no plano da história da literatura portuguesa. Trabalhando em televisão, jornalismo, passando pela política, não deixou nunca de ser dramaturga e poetisa, ficando a sua marca de luta contra o regime na obra “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica” - obra que foi apreendida e julgada como «ofensiva do pudor geral, da decência e da moralidade pública e dos bons costumes». No plenário criminal da Boa-Hora, o julgamento por abuso de liberdade de imprensa dos responsáveis pela publicação da antologia terminou, por coincidência irónica, no dia 21 de março de 1970, resultando em ordem de prisão com pena suspensa à autora da antologia, e à maioria dos autores participantes e respetivo editor, sendo os livros apreendidos declarados perdidos a favor do Estado para serem destruídos. Natália Correia organizou outras importantes antologias de poesia tais como “Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses” ou “Antologia da Poesia do Período Barroco”.

Dinamização: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Inscrições: odetedias@cm-tvedras.pt | 261 320 747


Atividade Gratuita


Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 19.02.2024 - 14:37 horas
voltar ao topo ↑