Torres Vedras

Agenda

Tertúlia de homenagem à escritora Alice Vieira

Até 22 de novembro 2023 | 14h30 às 16h00

Colóquio

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

No próximo dia 22 de novembro, realizar-se-á no Teatro Cine de Torres uma tertúlia homenagem à autora Alice Vieira. A tertúlia será moderada por Nelson Mateus, comissário da exposição Retratos Contados de Alice Vieira e co-autor do livro Diário de uma Avó e de um Neto Confinados em Casa. Serão abordados temas relacionados com a vida e obra de Alice Vieira, pela própria escritora.

Biografia

Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em filologia germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no Diário de Lisboa. Trabalhou em vários jornais, entre os quais o Diário de Notícias, a cuja redação pertenceu até 1990, data em que deixou o jornalismo diário, para ficar como freelancer, sendo durante muitos anos colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Activa. Atualmente está reformada do jornalismo, colabora no Jornal de Mafra e, na revista juvenil Audácia, dos missionários combonianos.

Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil —  Rosa, Minha Irmã Rosa — que nesse ano ganhou o “Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança”.

Desde então tem publicado regularmente romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis.

Recebeu o prémio Calouste Gulbenkian em 1983 pelo seu livro Este Rei Que Eu Escolhi; o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da obra (1984); o Prix Octogone pela edição francesa de Os Olhos de Ana Marta (2000); a “Estrela de Prata do Prémio Peter Pan” pela edição sueca de Flor de Mel, e foi várias vezes distinguida com o “Prémio Corvo Branco”, atribuído pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique.

Fez parte da equipa de escritores dos programas de televisão “Rua Sésamo”, “Jornalinho”, “Hora Viva”, “Arco-Íris”, etc.

Ultimamente tem-se também dedicado à literatura para adultos, com três volumes de crónicas (Bica Escaldada, Pezinhos de Coentrada e O Que Se Leva Desta Vida), o romance histórico Os Profetas, uma biografia da escritora inglesa Enid Blyton, o livro autobiográfico Histórias da Avó Alice, três livros de poemas - Dois Corpos Tombando na Água (Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), O Que Dói às Aves, e Os Armários da Noite — e o livro Tejo, juntamente com o fotógrafo brasileiro Neni Glock. Participou ainda, com mais seis autores, em romances coletivos como Novos Mistérios de Sintra, O Código de Avintes, Eça Agora, 13 Gotas ao Deitar e, mais recentemente, A Misteriosa Mulher da Ópera.

Orienta regularmente oficinas de escrita criativa.

Desloca-se quase diariamente a escolas e bibliotecas de todo o país – e também de países onde os seus livros estão traduzidos (Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Sérvia, etc.). É publicada regularmente em língua francesa pela editora La Joie de Lire.

Participou com o maestro Eurico Carrapatoso no conto musical A Arca do Tesouro, interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa; e o compositor Sérgio Azevedo musicou a Charada da Bicharada, recentemente editada em CD.

É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores.


Atividade Gratuita


Teatro-Cine de Torres Vedras

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 18h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Publicado: 16.11.2023 - 16:24 horas
voltar ao topo ↑