Agenda
Conversas com Pais & Filhos
Inteligência artificial e aprendizagem: factos, mitos e temas em debate
Até 24 de novembro
|
21h30
Evento já ocorrido
Local: Torres Vedras Labcenter
Esta atividade integra o(s) programa Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia
A inteligência artificial é uma área do conhecimento ancorada na Matemática, mas de natureza interdisciplinar, com origem em meados do século passado, e que tem contribuído para o desenvolvimento de novas formas de “ler o mundo” e de o interpretar e transformar. Apesar dos seus inegáveis contributos para resolver problemas complexos, contribuindo para o inegável progresso em diversas áreas, tem tido uma atuação discreta para o grande público, sendo normalmente vista como um campo de intervenção dos especialistas.
O ChatGPT, e aplicações similares, fizeram da inteligência artificial uma área do interesse do grande público e acessível à generalidade da população. Como funciona a inteligência artificial da “moda”, o que a distingue da “discreta” e quais os impactos nas nossas vidas, são o foco de uma primeira proposta de reflexão e debate em que se pretende clarificar aspetos fundamentais desta área do conhecimento.
A origem dos mitos mais comuns da inteligência artificial, à luz do “estado da arte” da ciência, são a proposta para um segundo momento de reflexão.
Em que medida estes desenvolvimentos tecnológicos devem pôr em causa o modo com a aprendemos e os valores sociais associados à Informação? Todo o progresso é inevitável ou temos a obrigação ética de o regular? Queremos uma geração para o futuro que usa a tecnologia de forma critica para potenciar a aprendizagem de novos saberes e competências ou utilizadores de máquinas para substituir a necessidade de aprender?
Estas são algumas das questões para um debate final, mais centrado na parentalidade e nos modos como podemos promover nos nossos filhos atitudes e valores que fomentem o uso crítico da informação e da tecnologia, para potenciarem a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento pessoal e social.
Orador: António Carvalho Rodrigues - Diretor do Centro de Competências TIC “Entre Mar e Serra”
Moderador: António Gonçalves - Coordenador do projeto Lab Aberto FAB LAB e professor de físico química
Nota Biográfica
António Carvalho Rodrigues, 62 anos, natural de Valpaços, residente em Leiria, é licenciado em geografia (Universidade de Coimbra, 1984) com especialização em informática e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997). Integrou um dos primeiros centros de investigação em inteligência artificial, o Centro de Investigação para as Ciências da Complexidade da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997). Obteve o diploma de Estudos Superiores Especializados, como parte do doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2012), tendo em fase de conclusão a tese de doutoramento “Aprendizagem e Tecnologia na Geração do Milénio”.
Desde 1996 que desempenha funções diretor do Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem, com sede em Leiria, caracterizado pela especialização temática nas aplicações pedagógicas das TIC. Em 1997, na sequência de um concurso nacional de projetos (Nónio Século XXI), viu acreditado e financiado (em cerca de 2 milhões de Euros para uma rede de 67 escolas) o projeto do Centro de Competência TIC “Entre Mar e Serra” (http://ccems.pt), que dirige desde então, por inerência das funções de diretor do CFAE anfitrião.
É autor de diversos projetos de inovação educacional premiados a nível nacional e internacional (e.g. “Escola Integrada” (1989), “GO! Mobilidade na Educação” (2008), “Artistas Digitais” (2001) e “Cineastas Digitais” (2007), no âmbito da Educação para os Valores, Aplicação das TIC à Educação, Literacia da Informação e Aprendizagem. É autor e coautor de estudos no âmbito de visão prospetiva da Escola, dos recursos educativos digitais e dos contextos de aprendizagem com a tecnologia.
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):